-
Arquitetos: Felipe Hess Arquitetos
- Área: 550 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:André Klotz
-
Fabricantes: Cativa Iluminação, Real Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto foi a apropriação de um antigo galpão na Vila Madalena buscando manter sua linguagem e estrutura, contrapondo-se com intervenções pontuais e precisas. O projeto propõe uma arquitetura e interior neutros funcionando como um plano de fundo para receber a variedade de produtos com diferentes cores, funções e dimensões.
Um amplo espaço flexível, que traz fluidez desde o passeio pela rua até o galpão. A entrada recuada, quase uma continuidade da calçada torna o caminho convidativo e receptivo, se desenvolvendo através de escadas e rampa de acesso que levam os usuários até a loja e transforma o próprio trajeto em plataformas e espaços de uso. O percurso se dá por uma marquise que marca o acesso e cria um espaço de sombra, que rebaixa o olhar do usuário e ao cruzar se expande e abre novamente revelando a estrutura do galpão e um bloco monolítico que corta o telhado. Essa transição entre espaços cheios e vazios e a própria relação dos espaços com a luz cria uma dinâmica intuitiva que leva até o interior da loja.
As intervenções acontecem através da simplicidade das paredes e volumes, assim como todas as infraestruturas que estão expostas e se apresentam em branco e passam a destacar a materialidade e textura tanto da antiga estrutura quanto valorizando os pontos de intervenção do projeto. A ideia é ter um projeto que seja acolhedor aos diversos usos propostos pela marca, e ao mesmo tempo funcionar como um espaço que destaque os produtos, trazendo uma nova experiência e relação com o design, assim como a própria marca propõe desde a sua criação.