-
Arquitetos: Edition Office
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rory Gardiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma rua tranquila no coração de Fitzroy, 231 Napier Street é formado por onze apartamentos exclusivos projetados pelo premiado escritório de arquitetura de Melbourne, Edition Office. Rodeado de cultura e comércio, este recanto tranquilo é um lugar compreensivelmente cobiçado, rodeado pelas ruas Gertrude, Smith e Brunswick, ao norte da cidade. Refletindo a dedicação de Milieu para melhorar os bairros através do design e o compromisso do Edition Office com uma arquitetura ambiciosa, a Napier Street foi projetada levando em consideração seus edifícios vizinhos, casando ideais contemporâneos com a história do local e do contexto.
"Estudamos a materialidade dos edifícios históricos de Fitzroy, seus padrões de relevo, a composição das janelas e portas da fachada, e o ritmo das paredes divisórias que alinham a paisagem da rua", diz Aaron Roberts, diretor da Edition Office. "Esta pesquisa informou o processo de design desde o início, criando uma forte conexão com o contexto imediato".
Detalhes e materialidade sutis amplificam o caráter e a sensação de honestidade do edifício. Quando identificado a partir da rua, o edifício se apresenta como uma série de conchas de concreto bruto singulares, simples e despudoradamente empilhadas, uma sobre a outra. Cada apartamento é transformado em um recipiente que oferece uma sensação de proteção e isolamento.
Ao entrar na residência privada e segura, os visitantes são recebidos por um átrio interno fechado em um ambiente metálico perfurado que fornece luz e ar em constante mudança para os espaços comuns. A qualidade momentânea desta entrada garante que cada chegada e partida seja diferente da última. Ela também atua como um mecanismo de filtragem, obscurecendo a conexão entre os espaços públicos e privados. Cuidadosamente coberta pela casca bruta do edifício, está uma pele interna de madeira mais macia e pálida. Este delicado limite de madeira encarna a simplicidade luxuosa, ampliando o caráter e a sensação do edifício. Os espaços internos são deliberadamente recuados, removendo as paredes internas para maximizar o espaço, permitindo maior fluxo de luz e ar, reforçando a conexão com o exterior.
Cada apartamento reflete um compromisso de entregar espaços verdadeiramente habitáveis, atemporais e projetados e construídos para durar. As principais características que melhoram a sensação de luxo incluem vidros de piso a teto, permitindo vistas externas para reforçar a sensação de maximização do espaço de moradia, caixilharia sob medida e detalhada com depósitos significativos, closets, bancadas de pedra natural, piso de madeira tingida, torneiras de níquel escovado da Phoenix, eletrodomésticos Smeg, adegas e lareiras.
Milieu e Edition Office compartilham a crença na simplicidade refinada e na responsabilidade cívica, criando espaços de influência duradouros que valorizam os bairros em que se encontram e o edifício Napier Street, de Milieu, é exemplar desta conexão honesta.