-
Arquitetos: Natura Futura Arquitectura
- Área: 400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:JAG Studio
-
Fabricantes: Dipac, Dolmen, Maderas Pedro
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se na cidade de Montalvo, uma cidade satélite de Babahoyo, Equador, com aproximadamente 16 mil habitantes, que baseou seu crescimento urbano de forma horizontal, dispersa e de baixa densidade. Isto levou ao abandono dos sistemas organizacionais tradicionais, como a galeria e os espaços que promoviam a conexão com a vida nas ruas e na comunidade. Neste sentido, o objetivo é recuperar a ligação entre o uso privado e público.
Uma família local se depara com a necessidade de transformar seu terreno de 19mx11m em um espaço residencial e comercial dentro do centro urbano, com um restaurante e três alojamentos para a mãe e as filhas, promovendo a convivência e o trabalho conjunto dentro do mesmo espaço. Para isso, propõe-se dividir o programa ao meio: o restaurante à esquerda e as moradias à direita.
A área comercial compreende um espaço de cozinha de pé-direito duplo, que é conectada horizontalmente por uma ponte porticada aos espaços de jantar à galeria ao ar livre. A área residencial compreende um andar térreo e dois andares superiores. Ambas as partes do programa estão ligadas à galeria externa através de portas vazadas dobráveis e articuladas, cujo uso compartilhado depende da atividade do restaurante.
O projeto propõe um sistema de pórticos modulares que compõem a galeria exterior; utilizando vigas e tensores feitos de tábuas de madeira e placas metálicas.
La Balconera propõe uma nova possibilidade de diversificação dos centros urbanos, recuperando a galeria e a varanda tradicional como elementos de configuração que promovem a ligação com a rua, a partir de um habitat coletivo e produtivo.