-
Arquitetos: Tadu Arquitetura
- Área: 170 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Azulejos Antigos, CoisasDcasa, Lepri, Macom, Miaki
Descrição enviada pela equipe de projeto. A abordagem arquitetônica teve como premissa a preservação e aproveitamento máximo dos elementos arquitetônicos presentes no edifício além da busca pela aproximação entre cozinha e mesas.
Assim como em grande maioria dos projetos Tadu, o ambiente do De Segunda foi pensado a partir da cultura do reaproveitamento e ressignificação das construções arquitetônicas das nossas cidades. Neste caso, uma antiga oficina de carros no bairro do Itaim Bibi, São Paulo, foi transformada no primeiro restaurante de dois jovens chefes de cozinha.
Cores, sabores e texturas potencializam a harmonia e ressonância entre arquitetura, cliente e gastronomia. A transparência no preparo dos pratos é garantida pela ausência de barreiras entre os cozinheiros e mesas do salão.
A proposição de traços autorais do projeto se estendeu à elaboração paramétrica digital da paginação dos azulejos brancos e amarelos distribuídos pelos ambientes.
Além das questões relacionadas à estética deste projeto, cabe ressaltar que é possível perceber um movimento, ainda sutil, de empreendedores e marcas atentos às questões relacionadas à sustentabilidade, responsabilidade social, transparecia de processos, qualidade dos produtos. São grupos menos inclinados a investir tempo e recursos em grandes transformações arquitetônicas que, muitas vezes, não proporcionam retorno efetivo para sua venda, posicionamento ou longevidade. Desta forma, é possível imaginarmos que uma “arquitetura consciente” pode ser fomentada como fio condutor de processos e projetos simplificados, com objetivo claro de economizar tempo e recursos sem prejuízo estético ou financeiro para novos negócios.
A riqueza da experiência de visitação do espaço é revelada pela observação dos preparativos e manuseio dos alimentos além da presença de elementos da arquitetura que ajudam a contar a história entre passado e presente da edificação.