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Arquitetos: Studioarch4
- Área: 6631 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Besart Cani, Erazmia Gjikopulli
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Fabricantes: AutoDesk, Dast, Dekoll, Delta Group, Deutsch Color, EdilCentro, Enscape, Erzeni & Fratelli GM + MET Engineering, Gewiss, Hidro-Alfa, Ikona Sh.p.k., KDF, MAT-EDIL, Mena Construksion, TKElevator, Weiss Profil
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Qazim Turdiu é uma escola primária e secundária localizada em Tirana, Albânia. A escola era um estabelecimento existente que sofreu danos irreparáveis durante o forte terremoto que atingiu a Albânia em 26 de novembro de 2019, portanto, precisava ser reconstruída. O novo projeto ampliou a capacidade estudantil de 500 para 900 alunos. Possui 27 salas de aula, 4 laboratórios, um ginásio, bem como um campo esportivo ao ar livre, um auditório, uma biblioteca, várias unidades sanitárias e espaços técnicos e de apoio ao pessoal.
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A entrada principal da escola fica na face noroeste do edifício. Sua orientação é escolhida com base nos fluxos do bairro principal e na proximidade de uma rua importante da cidade. A entrada secundária fica no lado sudeste do edifício, o que facilita o acesso pelo lado interno do bairro. À medida que se aproxima da entrada principal, o primeiro ponto fora do pátio da escola é um espaço público que serve como uma área comum para a comunidade e um ponto de busca dos alunos.
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O edifício consiste em 3 volumes separados (em função): as salas de aula; o ginásio; a biblioteca e o auditório. O ginásio, o auditório e a biblioteca são espaços semi-públicos. Durante o fim de semana e após as aulas, estes espaços podem ser utilizados tanto pelos alunos quanto pela comunidade. O volume principal é dividido em 2 blocos menores de 4 andares posicionados perto do perímetro do lote, abrigando as salas de aula. Eles estão ligados por um volume de 3 andares, contendo espaços como os laboratórios.
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O volume central abriga também as salas administrativas, facilitando a supervisão dos estudantes. Seu andar térreo é uma colunata que reforça o eixo que conecta a entrada principal e secundária. Perto do perímetro das salas de aula, o lado leste do terreno tinha um corredor de grandes árvores que também foram plantadas no lado oeste, a fim de proporcionar privacidade nas salas de aula, bem como oferecer uma bela vista, independente do entorno da escola. A escola oferece espaços públicos e comunitários muito singulares. A relação entre os espaços internos e externos é particular graças aos corredores adjacentes às varandas, de frente para o pátio da escola. Todos os volumes separados são conectados por varandas que servem como espaços públicos.
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As varandas são uma característica distintiva deste projeto, criando atmosferas diferentes em cada andar. No andar térreo, elas servem como abrigo e uma colunata que se orienta para as entradas. Nos outros andares, as varandas têm vista para o pátio ou para o campo esportivo e seu ponto focal são as aberturas do piso que olham para os outros andares e para uma árvore ali plantada. Além das varandas, o pátio frontal e o terraço do terceiro andar são destinados ao encontro e à recreação, enquanto o pátio posterior é dedicado a atividades mais específicas (playground para as crianças em idade pré-escolar e para esportes).
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