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Arquitetos: Studioarch4
- Área: 6631 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Besart Cani, Erazmia Gjikopulli
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Fabricantes: AutoDesk, Dast, Dekoll, Delta Group, Deutsch Color, EdilCentro, Enscape, Erzeni & Fratelli GM + MET Engineering, Gewiss, Hidro-Alfa, Ikona Sh.p.k., KDF, MAT-EDIL, Mena Construksion, TKElevator, Weiss Profil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Qazim Turdiu é uma escola primária e secundária localizada em Tirana, Albânia. A escola era um estabelecimento existente que sofreu danos irreparáveis durante o forte terremoto que atingiu a Albânia em 26 de novembro de 2019, portanto, precisava ser reconstruída. O novo projeto ampliou a capacidade estudantil de 500 para 900 alunos. Possui 27 salas de aula, 4 laboratórios, um ginásio, bem como um campo esportivo ao ar livre, um auditório, uma biblioteca, várias unidades sanitárias e espaços técnicos e de apoio ao pessoal.
A entrada principal da escola fica na face noroeste do edifício. Sua orientação é escolhida com base nos fluxos do bairro principal e na proximidade de uma rua importante da cidade. A entrada secundária fica no lado sudeste do edifício, o que facilita o acesso pelo lado interno do bairro. À medida que se aproxima da entrada principal, o primeiro ponto fora do pátio da escola é um espaço público que serve como uma área comum para a comunidade e um ponto de busca dos alunos.
O edifício consiste em 3 volumes separados (em função): as salas de aula; o ginásio; a biblioteca e o auditório. O ginásio, o auditório e a biblioteca são espaços semi-públicos. Durante o fim de semana e após as aulas, estes espaços podem ser utilizados tanto pelos alunos quanto pela comunidade. O volume principal é dividido em 2 blocos menores de 4 andares posicionados perto do perímetro do lote, abrigando as salas de aula. Eles estão ligados por um volume de 3 andares, contendo espaços como os laboratórios.
O volume central abriga também as salas administrativas, facilitando a supervisão dos estudantes. Seu andar térreo é uma colunata que reforça o eixo que conecta a entrada principal e secundária. Perto do perímetro das salas de aula, o lado leste do terreno tinha um corredor de grandes árvores que também foram plantadas no lado oeste, a fim de proporcionar privacidade nas salas de aula, bem como oferecer uma bela vista, independente do entorno da escola. A escola oferece espaços públicos e comunitários muito singulares. A relação entre os espaços internos e externos é particular graças aos corredores adjacentes às varandas, de frente para o pátio da escola. Todos os volumes separados são conectados por varandas que servem como espaços públicos.
As varandas são uma característica distintiva deste projeto, criando atmosferas diferentes em cada andar. No andar térreo, elas servem como abrigo e uma colunata que se orienta para as entradas. Nos outros andares, as varandas têm vista para o pátio ou para o campo esportivo e seu ponto focal são as aberturas do piso que olham para os outros andares e para uma árvore ali plantada. Além das varandas, o pátio frontal e o terraço do terceiro andar são destinados ao encontro e à recreação, enquanto o pátio posterior é dedicado a atividades mais específicas (playground para as crianças em idade pré-escolar e para esportes).