-
Arquitetos: Community Design Agency
- Área: 1431 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Rajesh Vora
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de uma iniciativa in situ levada a cabo na cidade Ahmednagar, Índia, implementada por Community Design Agency (CDA), um estúdio de arquitetura e design social com sede em Mumbai. O CDA está trabalhando em parceria com a Ahmednagar Municipal Corporation (AMC) e a organização sem fins lucrativos local Snehalaya.
Uma favela com 298 famílias confinadas em quase 1 hectare, Sanjaynagar é uma comunidade vibrante, diversificada e forte que atualmente vive em condições precárias, sem infraestrutura básica e serviços de utilidade pública. O projeto teve início em novembro de 2018 e a construção do primeiro volume, composto por 33 moradias, foi concluída em março de 2022. A segunda fase do projeto, composta por 265 moradias, está prevista para começar ainda este ano. O projeto é uma parceria público-privada parcialmente financiada pelo governo indiano por meio do programa Housing for All (PMAY-Urban). A AMC e a Curry Stone Foundation, com sede nos EUA, também contribuíram com fundos, juntamente com os próprios moradores. Financiamento adicional para o projeto está sendo levantado por meio de doações filantrópicas.
O pensamento atual sobre habitação de baixa renda tende a priorizar o número de unidades, resultando em estruturas impessoais que degradam em vez de apoiar as comunidades que procuram servir. O CDA acredita que enfrentar a desigualdade habitacional é mais do que construir unidades individuais. Trata-se de construir comunidades; criar um equilíbrio de espaços privados e comunitários seguros e saudáveis que melhorem os laços sociais inerentes e permitam a prosperidade dos envolvidos.
Por meio de um processo de planejamento e design participativo altamente replicável, os moradores de Sanjaynagar contribuíram para decisões de projeto em todas as escalas, desde o nível do bairro até as personalizações em suas moradias individuais. As 298 unidades habitacionais estão organizadas em 8 edifícios. Para valorizar a infraestrutura social da comunidade, os prédios são organizados em torno de oito pátios de tamanhos variados. Quando concluído, Sanjaynagar será um bairro totalmente funcional com todas as comodidades essenciais, incluindo água, drenagem, sistema viário, iluminação pública, creches e centros comunitários, pátios para recreação saudável e jardins comestíveis na cobertura. Ao final do projeto, ele não será mais uma favela.
Além do design, o projeto também focou na qualidade da construção, levando em consideração o solo local e as condições climáticas. O edifício possui paredes autoportantes de alvenaria armada, com sistema estrutural vernacular e lajes. Elementos como telas de bambu e pérgulas foram adicionados como dispositivos de sombreamento em todo o edifício. Os amplos corredores foram pensados para oferecer espaços comuns para interações sociais, bem como iluminação natural e ventilação adequada em todos os ambientes.
CDA está agora trabalhando com os moradores do primeiro edifício concluído para desenvolver um plano de longo prazo para manutenção e conservação. O escritório está empenhado em apoiar a comunidade durante esta transição para a habitação formal e equipá-la com as informações e ferramentas necessárias para operar eficazmente como uma sociedade cooperativa de habitação. A reconstrução de Sanjaynagar ilustra o poder transformador do design participativo e o impacto que o ambiente construído tem na saúde e no bem-estar, bem como na coesão social e resiliência das comunidades marginalizadas.