-
Arquitetos: Nyréns Arkitektkontor
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Thomas Zaar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pavilhão em Vasaparken, Suécia, é o resultado de um processo rápido e intuitivo que surge a partir de solicitações dos cidadãos às autoridades locais da cidade de Estocolmo. A cidade pediu aos arquitetos paisagistas de Nyrens que criassem um projeto para um pavilhão circular feito de madeira em um belo terreno na área noroeste do parque.
Com um orçamento muito limitado e um cronograma exigente, a equipe de projeto foi montada incluindo arquitetos paisagistas, um designer de iluminação, a construtora especializada em madeira e representantes da cidade. Depois de realizar uma análise detalhada do contexto natural do parque, e de sua formação histórica como local de cura e bem-estar, os arquitetos paisagistas decidiram mudar o local de implantação e reavaliaram a forma do pavilhão.
Um pedaço de terra inexplorado no topo de uma colina de frente para a entrada oeste do parque foi preferido ao terreno original, uma área gramada entre grandes árvores. Este novo local oferece um espaço claro e arejado no sol da tarde, bem acima do parque e da cidade dinâmica. É um lugar que por si só oferece uma grande oportunidade de relaxamento e reflexão. Nessa situação, o pavilhão também ilumina o entorno e amplia o uso da parte oeste do parque.
O volume construído foi estudado para atender às necessidades de um espaço meditativo que, ao invés de uma forma circular, terminou em uma planta retangular de duas camadas. O pavimento superior de aproximadamente 35 m2 oferece a possibilidade de sessões de ioga para 1 a 7 pessoas, e sua forma direciona para uma vista comum. Um terraço inferior o envolve, criando uma moldura e um degrau que nos lembra a chegada a este espaço reflexivo.
O projeto é feito em madeira tradicional sueca, com inspiração no pavilhão de chá japonês. A carpintaria pretende criar uma construção simples e rígida com uma técnica tradicional de amarração, evitando a fixação em metal. A treliça de madeira semitransparente, em um eixo giratório, foi projetada para gerar um fechamento variável para o parque. O projeto luminotécnico visa dar ao pavilhão uma expressão iluminada com um sistema integrado à construção de madeira.
A construção foi realizada pela Linjon AB, que também é a empresa fornecedora da madeira tratada com sua própria técnica de óleo de linhaça. O pavilhão de ioga se equilibra na beira do penhasco, com uma sensação de leveza e serenidade, pois anuncia o parque na entrada oeste de Vasaparken, brilhando como um farol na escassa luz nórdica.