-
Arquitetos: Estúdio MRGB
- Área: 700 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Alutec, AutoDesk, Deca, Eliane, Florense, Jader Almeida, Lumini, MB Engenharia, Marmoraria Alvorada, Papel Mateiga, Sonotto, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Habka busca revelar-se por meio da simplicidade. Todavia, para tanto, recorre à articulação complexa de três indicadores que configuram, grosso modo, o sítio e seu contexto.
- A topografia, com declive de aproximadamente 6 metros em direção aos fundos do sítio;
- Acesso ao lote pelo ponto médio do terreno;
- Área de preservação ambiental.
O acesso ao lote junto à sua cota mediana estabeleceu o marco zero, o ponto de partida para a apropriação do terreno. Foi a partir dele que as estratégias projetuais foram sendo, naturalmente, desencadeadas.
A entrada principal é feita justamente pelo vazio intencionalmente desenhado e circunscrito pelo embasamento. A base, em concreto aparente, expressa, portanto, robustez e solidez vinculando-a ao sítio e tornando-a, dessa maneira, indissociável a ele.
O embasamento da casa é constituído por dois blocos principais. O primeiro, brota da topografia. Surge no ponto mais alto do terreno e revela-se gradativamente até ao acesso principal. Já o segundo, distante exatos quinze metros do primeiro, abre-se para o verde, para a área de preservação e acolhe as dinâmicas sociais e de lazer.
Por último, uma peça metálica suspensa repousa delicadamente sobre a base em concreto e projeta-se em direção à reserva ambiental. Acolhe toda a área íntima da casa assegurando a privacidade necessária à família.
Essa peça arquitetônica revela-se como uma ponte a conectar extremos opostos. O olhar, quando recai sobre ela, é levando a percorrê-la já da rua em direção à mata. Presta-se, portanto, como um elo de conexão entre o homem e a natureza.