-
Arquitetos: CREUSeCARRASCO Arquitectos
- Área: 206 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Luis Díaz Díaz
-
Fabricantes: Hansgrohe, Fontini, Hisbalit, JNF, Jaga, Roca, Saunier Duval
Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência situada dentro do Centro Histórico de Corcubiom, catalogada e afetada pela zona proposta para o BIC da Igreja de San Marcos. Sua origem remonta a 1431, quando o edifício funcionava como Hospital dos Peregrinos até que, durante a invasão francesa em 1809, ele se torna um armazém. Desde meados do século XIX funcionou enquanto habitação até seu estado de abandono, antes da nova intervenção.
Tipologicamente definido por dois volumes independentes, cercado por paredes de alvenaria de 70 cm de espessura com pequenas aberturas de janelas e portas, o edifício fica posicionado entre duas ruas em níveis diferentes, aproveitando esta situação para abrir um acesso em cada pavimento.
A proposta mantém integralmente essa configuração e volume, aproveitando inclusive a posição da escada original. O critério construtivo foi seguir o conjunto dos materiais que a casa já tinha: estrutura, lajes, pisos de madeira e carpintaria, e telhado de telhas.
Dadas as dimensões reduzidas das aberturas da fachada e sua orientação predominante para o norte, havia uma necessidade considerável de aumentar a entrada de luz natural. Assim, embora o programa permaneça convencional (com sala de estar, sala de jantar, quarto principal, quarto secundário e um terceiro espaço que pode ser usado como quarto de hóspedes ou escritório), a criação do "pátio coberto" interno, junto às entradas e escadas, permite uma interpretação totalmente nova que afeta cada ambiente, estabelecendo relações visuais e formais a partir dele em diferentes níveis e por meio de diferentes mecanismos de permeabilidade.
Desta forma, a face externa de uma casa que não muda o cenário urbano, reforçando seu interesse como testemunha histórica, contrasta com um interior cheio de luz e movimento fluido através do pátio.
Apesar de gerar uma planta limitada espacialmente no térreo, a introdução de um vazio que percorre toda sua altura, ligando entradas e escadas, permite uma distribuição muito clara que relaciona os graus de privacidade de seu interior por meio de uma arquitetura de madeira que filtra a luz.