-
Arquitetos: D.L.E.A.
- Área: 300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Triple O Pixel
-
Fabricantes: Asian Paints, Hindware, KAG Tiles, Mira Tiles, Nuvocotto Tiles, Truewood Doors
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio à selva de concreto da cidade de Chennai, existe este terreno de esquina de meio lote, delimitado por duas ruas tranquilas nos lados norte e leste, oferecendo uma vista serena e verde, escondida atrás das áreas mais barulhentas e menos poluídas de Chromepet, uma área suburbana em Chenai.
Foi requerido um piso térreo com um apartamento para alugar e uma vaga de garagem, e o primeiro e segundo andares são compostos por um duplex com grandes varandas. Todas as áreas comuns foram situadas para norte e leste para trazer o máximo de luz natural. Já todos os banheiros e áreas de serviço foram mantidos na direção sul e oeste, para proteger a casa da insolação excessiva. O canto nordeste da casa foi mantido aberto não apenas por motivos culturais (Vaastu), mas também para trazer um espaço de jardim para a casa e uma sensação de níveis e terraços. A casa tem uma escada exterior de acesso ao duplex do cliente. O telhado da escada exterior frontal torna-se um terraço-jardim acessível a partir da sala de estar.
Origem dos arcos. O arco foi introduzido como um elemento de transição para integrar holisticamente a parede ao edifício, mesclando os três deslocamentos na fachada e alongando a linha do edifício. Em seguida, foi um jogo lúdico de arcos um após o outro para proporcionar uma fachada suave. Do outro lado da esquina, a enorme empena da escada é perfurada com arcos proporcionalmente menores.
A paleta de materiais. Para enfatizar os arcos, o tijolo aparente foi o material escolhido e, depois, o concreto aparente para complementá-lo. Não se trata apenas de enfatizar os arcos, mas também uma expressão terrosa de uso de revestimento de tijolos aparentes e acabamento em concreto aparente exigido pelo local e seu contexto, possuindo áreas verdes exuberantes e um lago no entorno. Esta ideia foi então desenvolvida a partir do exterior e fluiu perfeitamente para a parede interior da sala de estar. Como um alívio para os cinzas e marrons, uma parte do piso cinza foi acentuada com azulejos amarelos e cinzas feitos sob medida. O piso amarelo para a escada é um toque contemporâneo, pois decora a sala de estar.
Paisagismo. Em um local tão apertado, e também com uma grande exigência como esta, cada espaço negativo foi conscientemente projetado para a paisagem e integrado ao edifício. A área do canto nordeste sendo o jardim principal, o espaço abaixo da escada externa, o jardim de entrada; o espaço delimitado pela escada, o jardim interno do pátio e o espaço acima da escada externa é o jardim do terraço.