-
Arquitetos: ARCHITECTS OFFICE, Triptyque
- Área: 753 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
-
Fabricantes: Aquasystems, Atlas, Cia da Iluminação, Construflama, Deca, Duratex, Pedras Capricórnio, Studio 220V, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. CASA PEDRA | Conceito
Monolito esculpido, revela a simplicidade e o conforto do morar.
Lapidado, seu núcleo rígido abre diálogos com o entorno natural
Dialética, pedra bruta que se faz sinestesicamente delicada
A harmonia do mineral e vegetal constitui a Casa Pedra
CASA PEDRA | Arquitetura
A Casa Pedra apresenta a simplicidade do morar no campo em um projeto singular liderado por Greg Bousquet e equipe quando na TRIPTYQUE, na Fazenda da Grama em Itupeva (SP), para a Lar Identidade.
O projeto foi concebido a partir da absorção dos signos do entorno campestre e dos contemporâneos anseios do habitar para desenhar o conceito de uma casa térrea fluida e sofisticada em cada detalhe. Os aproximadamente 750 metros de área construída foram desenvolvidos sobre um grande platô recuado, permitindo a privacidade de cada residência.
Promovendo a harmonia entre mineral e vegetal, a Casa Pedra expõe sua dialética essencial, pedra bruta que se faz sinestesicamente delicada e sofisticada a partir do uso conjunto de outros materiais naturais que inspiram em cada detalhe a proporção, harmonia e escala humana.
Ao adentrar a morada se dá como um monolito lapidado, de aberturas esculpidas em sua casca texturizada, mostrando generosas janelas e portas de vidro com vista para os jardins adjacentes do terreno. Evidenciando assim a fluidez internacional entre externo e interno, natural e construído.
No núcleo do lar as extrusões criam o pátio central, delimitante das áreas sociais e íntimas, que abriga o paisagismo sensorial. Uma solução passiva para o conforto climático, com áreas de circulação abertas e expostas à ventilação e iluminação natural.
Na área íntima se encontra na porção frontal da casa. São cinco dormitórios, sendo dois quartos, duas suítes e uma suíte máster. Próximos ao acesso de veículos estão os serviços – uma acomodação e um banheiro para funcionários, a lavanderia e o louceiro –, enquanto na face oposta estão rouparia, lavabo e escritório/sala de TV com uma adega adjacente. A lareira organiza a sala social sem dividir os espaços de estar, também em comunicação com a área de refeições, localizada ao lado de uma cozinha conectada à varanda gourmet.
Subindo as escadas da área externa, um amplo terraço de desenho orgânico dá acesso irrestrito para a vista ao redor, de onde é possível observar a alargada piscina e o fogo de chão.
A criação molda assim quatro casas de distintos acabamentos e tonalidades, mas de um só conceito: Uma casa campestre de design único que manifesta o bem-estar e a poética do habitar em conexão com a natureza.