-
Arquitetos: Architectural Bureau G.Natkevicius & Partners
- Área: 564 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lukas Mykolaitis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma expressão monumental: um edifício de dois andares com porão localizado no pitoresco centro de Kaunas, no antigo bairro do período entre guerras. A composição da nova casa mantém vivo o espírito modernista de Kauna, evidente nas janelas circulares projetadas nos planos de concreto. A residência de concreto armado de dois volumes está inserida em um terreno com um grande declive que é realçado pela presença do edifício.
O conjunto de lotes retangulares é enriquecido por soluções paisagísticas, como uma cerca de concreto com rasgos verticais que gera uma sensação de escala menor no pavimento da rua.
O edifício de arquitetura excepcional se apresenta com uma impressionante fachada de concreto, expressando sua beleza natural, cuja textura áspera industrial é suavizada pelo vidro, contrastando com sua leveza e fragilidade. O edifício impressiona com suas formas limpas e originais. O volume do edifício é dividido em três andares. O primeiro nível é o acesso ao porão da casa, onde é projetada uma garagem de luxo para oito carros, já que não há muito espaço para estacionamento no terreno.
A escada do subsolo parcialmente aberto leva ao primeiro andar do edifício e ao espaço central do terreno. O primeiro andar da casa é dividido em duas partes: vidro e monolítico. Um volume monolítico do terceiro andar está pendurado acima da parte de vidro, que parece pairar no ar devido aos painéis de vidro. Há um espaçoso hall com roupeiro, escadas e elevador, e uma cozinha, sala de jantar e salas de estar no piso térreo.
O espaço interior se abre quando se entra na casa pela parte envidraçada, pois o pátio interior e o terraço reforçam a impressão de o volume estar flutuando. O terraço é projetado com uma forma retangular de concreto com uma abertura circular que sustenta o volume superior e, plasticamente, remete à fachada.
O segundo andar, acima do terraço interno, é em balanço, pois o primeiro andar é ocupado apenas pelo espaço do hall. O segundo andar é projetado com dois quartos luxuosos com banheiros separados e closets. As janelas dos quartos do segundo andar da casa são sombreadas com brises verticais de concreto. Tal elemento não só se decompõe e dá uma escala menor ao edifício escultórico, mas também anima e suaviza a fachada. Um sistema de energia solar foi projetado na cobertura do edifício.