-
Arquitetos: VD Arquitetura
- Área: 106 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: Arauco, Brastemp, Brentwood, By Kamy, Celite, Coral, DIRECTLIGHT, Deca, Eletrolux, Franke, Intelbras, LG, Mazza Cerâmicas, Mekal, Neorex, Newline, PELEGRIN, PIAL PLUS+LEGRAND, Samsung, Tokstok, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto de reforma de uma casa em sobrado geminado, uma tipologia clássica paulistana, conhecida pelas casinhas estreitas em plantas retangulares, com quintal frontal e aos fundos, com escada de acesso aos quartos logo na entrada. A solução encontrada para aumentar a luminosidade e ventilação foi a de conectar todos os espaços: o pátio de entrada, a sala, cozinha e quintal dos fundos, proporcionando uma transparência no ambiente interno. Para filtrar a luz e dar privacidade à casa, foram colocados elementos vazados nos muros com vizinhos e o portão com vidro jateado. À noite, a casa se torna uma “lanterna” para a rua e ainda reserva bastante privacidade.
No térreo, com a demolição das paredes entre cozinha e sala, foi necessário um reforço estrutural na escada. Além disso, a parede longitudinal oposta à escada foi descascada, que junto ao piso de ladrilho hidráulico, deram uma unidade a todos os espaços integrados. Os caixilhos da cozinha para o quintal dos fundos foram refeitos e aos fundos, uma área de estar, com jardim, prateleiras em pedra ardósia na parede para os vasos de plantas, uma mesa de concreto moldada in loco, uma lavanderia e um lavabo. A cozinha foi inteira reformada, prevendo marcenarias sob medida e equipamentos. Para a bancada da cozinha, especificou-se um basalto escuro, de nome flor de camomila.
A escada e o andar superior tinham carpete por cima dos pisos existes. Com a retirada deste carpete, descobriu-se um lindo granilite na escada e o piso de tacos em bom estado no andar superior. Na escada já havia uma iluminação zenital (que teve troca de caixilho), e no projeto recebeu mais uma abertura para o escritório, onde foi instalado o aquário de água marinha, que reflete luz e cor para essa circulação. Pelo lado do escritório, o aquário recebeu uma marcenaria sob medida e um tratamento no taco existente e instalação de ar condiconado. Deste espaço é possível avistar o quintal dos fundos.
O quarto de casal, por sua vez, se abre para a frente da casa. Este recebeu manutenção do piso, novas marcenarias, armário e cabeceira da cama, e ar condicionado. Já o banheiro no andar superior foi inteiro reformado: instalação de novo piso em ladrilho hidráulico, instalação de banheira, box, prateleiras e bancadas em mármore espírito santo, gavetas como gabinete, além da especificação de louças e metais. A iluminação zenital do banheiro está no mesmo alinhamento da iluminação da escada e também teve troca de caixilhos. O telhado e sua estrutura foram inteiros renovados e refeitos, assim como a caixa d’água e quadro elétrico, com todos seus respectivos pontos refeitos. O gás encanado de rua foi instalado na casa.