Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção ocorre em um notável jardim sombreado parcialmente por dezenove árvores, conhecido como La Playita. Está localizado no pátio interno de um conjunto de edifícios de salas de aula. É possível avistar no horizonte a Sierra Madre oriental, que emoldura a cidade com seu grande protagonismo. Apesar da bela narrativa cênica dada ao jardim, a realidade do local era muito diferente. Isso porque o jardim servia como via secundária de circulação que levava o aluno de um prédio a outro em pouco tempo. Isso ocorria porque as escadas e corredores de ligação sofriam com a lotação de alunos que usavam esses espaços como pontos de encontro para interagir, estudar ou relaxar entre as aulas.
O principal objetivo do projeto foi converter aquele jardim de passagem em jardim de permanência através do desenvolvimento de atividades de lazer e estudo ao ar livre. Portanto, para atingir esse objetivo, foram trabalhados cinco eixos de projeto.
O primeiro eixo do projeto é a criação de pontos de encontro através da implementação de caminhos que se cruzam e aumentam a probabilidade de um aluno a parar e se encontrar um amigo ou observar a paisagem. O segundo eixo propõe gerar uma variedade de atividades por meio do uso de móveis não fixos para que o aluno possa escolher entre estudar, relaxar, conversar com os amigos ou contemplar a natureza. O terceiro eixo de projeto estabelece a importância da comunidade e o sentido de apropriação, isto se dá ao encorajar os alunos em grupos a plantarem suas próprias plantas através da criação de pomares e hortas.
O quarto eixo do projeto aborda o compromisso com o meio ambiente, através da reciclagem, utilizando peças de aço de outras construções para a montagem da estrutura modular a céu aberto. Sem mencionar que as dezenove árvores existentes no local foram respeitadas e tomadas como elemento principal do projeto. O quinto eixo do projeto propõe gerar conforto através da implantação de trinta e duas floreiras elevadas que juntas criam um céu verde, e que além de dar um espetáculo visual dos corredores das salas de aula, sua principal função é reduzir a sensação térmica do calor temperatura e proporcionar conforto a todos os alunos que realizam tranquilamente uma atividade no jardim La Playita.
O projeto Jardín La Playita evoca a grande importância de ter espaços de aglomeração, interação e recreação ao ar livre em todos os campi educacionais. Espaços que, pela interação com a flora e a fauna, proporcionam saúde física e mental ao aluno que busca temporariamente se redescobrir após uma longa permanência em sala de aula.