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Arquitetos: SuperLimão
- Área: 445 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Israel Gollino
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Fabricantes: Concresteel, Online Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Superlimão assina o projeto de arquitetura da nova loja da Westwing em Campinas, interior de São Paulo. Seguindo o conceito criado pelo escritório para a adaptação ao mundo físico da marca, reconhecida por seu e-commerce, a premissa foi trabalhar o conceito de omnichannel por meio da arquitetura. Com isso, a jornada pela loja se assemelha à experiência do cliente no site da Westwing. Além da navegação simplificada e disposição intuitiva dos produtos, computadores e tablets distribuídos pelo espaço permitem ao consumidor a expansão da experiência ao conectar e complementar as duas dimensões.
Localizada na zona central de Campinas, a loja possui vista para uma praça arborizada, e a fachada em pele de vidro privilegia os visuais para esta área verde. Ainda pensando-se na integração da loja com a praça, foram criadas paredes verdes nas duas laterais da área externa da loja. Aproveitando o fluxo intenso de carros e pedestres na região, o ambiente de uma sala foi montado na vertical, no plano da parede, surpreendendo e instigando a curiosidade de quem transita do lado de fora. O fechamento ainda
No espaço de entrada, uma escada em chapas metálicas se destaca em relação aos outros elementos da loja. Os acabamentos escolhidos – pintura na tradicional cor da marca na parte interna, e acabamento prata polido na parte externa – foram pensados para criar impacto visual e evidenciar o percurso para o pavimento superior. No interior da loja, outro destaque fica por conta do jardim de inverno, que fortalece nos ambientes ao redor a sensação de se estar em uma casa. A presença de um jardim na área externa, atrás da cozinha, também reforça esse conceito.
Pelos ambientes, predominam tons neutros de forma a garantir protagonismo aos produtos. A escolha partiu da serralheria na cor branca, madeira maciça Malva, piso em grânulos na cor cinza, concreto aparente, grid metálico em perfilado natural, e chapa metálica pintada na cor da marca.
Para possibilitar o dinamismo estabelecido pelo conceito, o escritório encontrou inspiração no sistema flexível e modular da montagem de palcos de teatro. Um grid de 60x60, tanto no piso quanto no teto, direciona os tamanhos dos ambientes e expositores. Assim, facilita a montagem e desmontagem de cômodos a partir da necessidade da loja, atendendo à exposição de diferentes mix de produtos. Além disso, o sistema permite que os clientes compreendam as dimensões dos ambientes montados em loja para comparar a proporção dos produtos expostos com o espaço da sua casa.
Mirando nesta flexibilização, as estantes expositoras foram desenhadas para atender a qualquer dimensão de objetos e com fácil manuseio.
Ainda inspirada no conceito de um teatro, a iluminação proposta sobre os produtos expostos é feita a partir de refletores pantográficos que remetem os ambientes montados a um palco. O grid do teto, feito a partir de uma malha de perfilado, possibilita posicionar a iluminação em qualquer ponto da loja ou, até mesmo, sustentar outros elementos como biombos separadores, comunicação visual ou algum produto, atingindo assim uma maior flexibilização do layout.