-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Ano: 2022
-
Fotografias:Einar Aslaksen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em apenas 18 meses, a empresa Vestre concluiu a fábrica de móveis mais ecológica do mundo, The Plus. O montante de quase NOK 300 milhões faz dela o maior investimento na indústria de móveis norueguesa em décadas. A fábrica de 7.000 m2 será uma vitrine global para uma produção sustentável e altamente eficiente e um destino para pessoas de todo o mundo.
Para The Plus, o BIG desenvolveu sua forma como uma transferência natural da logística para a arquitetura. As quatro áreas de produção – Fábrica de Cores, Fábrica de Madeiras, Montagem e Armazém – estão localizadas nas quatro alas ao redor do Pátio. No coração da edificação está o centro de visitantes, que pode atender grupos escolares, estudantes de graduação, empresas, organizações e particulares.
Um novo padrão para a sustentabilidade industrial. Sustentabilidade, considerações ambientais e transparência foram fundamentais para exatamente todos os aspectos da fábrica, tanto em termos do próprio edifício quanto em relação ao seu entorno. Desde garantir boas condições de trabalho até facilitar o transporte pesado eletrificado e gerenciar as áreas florestais ao redor do The Plus.
O volume está bem posicionado para se tornar o primeiro projeto do mundo desse gênero a alcançar a mais alta classificação ambiental BREEAM e cumprir os critérios de classificação como Excelente. Um edifício de destaque é definido como internacionalmente inovador. Em teoria, menos de 1% de todos os novos edifícios não domésticos atingirão esse nível extremamente alto, embora na prática seja ainda mais difícil. Atualmente, não há projetos industriais na região nórdica que estejam próximos de se qualificarem como destaques. Através deste projeto, Vestre pretende mostrar que os projetos industriais também podem ser inovadores no âmbito ambiental.
O consumo de energia do edifício é 60% menor do que em fábricas convencionais semelhantes, enquanto emite 55% menos gases de efeito estufa do que uma fábrica similar. No telhado verde existem cerca de 900 painéis solares que gerarão aproximadamente 250.000 kWh de energia renovável por ano. Além disso, a fábrica reutilizará 90-95% da água usada na produção. A edificação atingirá a meta da Paris Proof para a produção de energia no local.
O telhado da fábrica é coberto por vegetação natural, coexistindo com os painéis solares que fornecem energia ao edifício. Essa cobertura estará aberta a todos, durante todo o ano. Aqui, os visitantes podem se aproximar da fábrica e acompanhar os processos de fabricação, além de conhecer a bela paisagem natural. Janelas generosas oferecem vistas de todas as partes da fábrica a qualquer hora do dia. Os visitantes podem subir as rampas exteriores e ter uma visão geral do interior do edifício e do entorno onde existe uma grande rede de caminhos para os pedestres.
Transparência total em todos os lugares. Ao contrário da maioria dos edifícios industriais convencionais, não há barreiras, fronteiras ou instalações confidenciais no The Plus. Em vez disso, a fábrica é uma homenagem ao direito de itinerância, em norueguês “Allemannsretten”. Um dos objetivos da Vestre tem sido também construir a fábrica mais aberta e transparente do mundo, gerando assim maior interesse pela indústria, tecnologia e produção sustentável. Os visitantes podem, entre outras coisas, ter acesso ao Vestre Energy Center e Vestre Clean Water Center, onde aprendem sobre a produção e recuperação de energia, purificação da água e os ciclos de vida dos materiais utilizados na produção. Para Vestre, o compartilhamento e a abertura são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do mundo.
Grande inauguração repleta de atividades. Para a abertura oficial da fábrica, Vestre convocou mais de 800 convidados especiais para um Forest Festival com uma programação que inclui a artista norueguesa Dagny e The Mamas da Suécia, entre outros. Os convidados também terão tempo de sobra para descobrir todos os detalhes que compõem a fábrica de móveis mais ecológica do mundo. Bjarke Ingels, juntamente com colegas do BIG, apresentarão a fábrica, o processo de projeto e a intenção arquitetônica.