-
Arquitetos: Associates Architecture
- Área: 240 m²
- Ano: 2021
-
Fotografías:Maria Pacheco
-
Fabricantes: Grupo Arca, Mikrocem, Ohla Studio
Sem nome é uma residência, galeria e plataforma colaborativa que abriga móveis e produtos colecionáveis projetados pela Ohla Studio. O estúdio convida colecionadores e entusiastas a conhecerem a casa e a coleção inaugural do mobiliário.
Sem nome foi pensado para artistas, colecionadores apaixonados e comprometidos com as inspirações culturais da comunidade e das tradições em que vivemos. É um local onde ideias, projetos e a arquitetura viaja de pessoa para pessoa. Perguntamos: como atendemos às nossas comunidades locais à medida que elas evoluem? Como construímos nas tradições do passado à medida que novos desafios surgem? Para responder a estas perguntas, Sem nome trabalha com as comunidades locais e abraça artistas que se engajam com arte, design e arquitetura de forma sensível e receptiva às ecologias históricas e estéticas.
Uma base de pedra monolítica existente conduz o usuário até a porta, um portal que remove a densidade do bairro e o leva do beco estreito para o interior da casa. A continuidade dos materiais cria um fluxo contínuo entre o espaço interno e externo. As paredes, pisos, luminárias, reboco, acabamentos e o exterior fazem parte dessa relação de dentro para fora. A escada em caracol com luz natural mantêm a mesma linguagem. As circulações e percursos da casa são um fluxo de expansões e compressões que vão de um cômodo a outro.
Com face norte, toda a luz que entra na casa é indireta, suave e relaxante. Não há janelas para o exterior da casa, portanto cada ambiente é iluminado a partir de seu próprio pátio. A única abertura é um pequeno vazio no quarto, que emoldura as catedrais distantes de San Miguel.
O espaço é privativo, reconectando-se com o entorno a partir da cobertura, que permite uma visão panorâmica para o bairro, para as colinas acima e a cidade abaixo.