-
Arquitetos: Smith Architects
- Área: 729 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mark Scowen
-
Fabricantes: APL windows, Equus Industries, Plytech, Techlam, Zone Architectural Product
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kakapo Creek é um centro de aprendizagem infantil para até 100 crianças no coração da Baía de Mairangi, Nova Zelândia, e é fundado na ideia de Nga Hau E Wha, os quatro ventos, sendo simbolicamente um local de encontro para pessoas de todas as origens. Esta ideia está incorporada no desenho da edificação, criando-a em forma circular para gerar um espaço de encontro central, com quatro salas de aula principais dispostas em torno dele. A forma curva derivou do córrego que limita o terreno no lado norte e ajuda a enraizar a edificação em seu lugar.
Outras ideias de conexão e encontro foram exploradas ao longo do projeto - as quatro salas de aula são totalmente envidraçadas para o pátio, o que permite a conexão entre o interior e o exterior e entre as próprias salas. Este design elegante e simples é finalizado por uma cobertura de madeira laminada e um telhado verde, unificando ainda mais os espaços e misturando o volume com seu ambiente natural.
Outras características de sustentabilidade e bem-estar incluem: ventilação natural através das portas e janelas envidraçadas – carbono zero; o aquecimento e o resfriamento são fornecidos por unidades elétricas de bomba de calor ocultas acima do forro nos banheiros – econômicas e de baixa emissão de carbono. O extenso paisagismo ao redor do volume e na cobertura com plantas nativas aumenta a biodiversidade.
Toda a água da chuva captada no telhado é encaminhada ao solo abaixo da edificação, onde é limpa por bactérias naturais e filtros de cascalho e, eventualmente, filtrada de volta ao córrego. A iluminação natural é maximizada por amplas janelas para que a iluminação artificial não seja necessária durante o dia.
Vidros low-e são utilizados para reduzir a perda de calor e o isolamento das paredes está acima do mínimo indicado no código de construção; toda a iluminação é LED de baixa potência, baixo teor de carbono; todas as instalações são executadas sob o piso elevado para fácil manutenção ou alteração/reforma; materiais existentes são reciclados em acabamentos no playground. A implantação cuidadosa da construção significou a remoção de apenas 3 pequenas árvores – o novo paisagismo forneceu muito mais. O projeto é único, mas adaptável – os moradores locais pensavam que seria um restaurante ou bar, não uma creche, portanto, a edificação poderá ser facilmente adaptada no futuro se um dia o jardim infantil não for mais viável.