- Área: 3244 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jean-François Tremege
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto, localizado no Parc de Montjoie, no centro da cidade de Saint-Cyr-sur-Loire, compreende 5 turmas de pré-escola, 8 turmas de ensino fundamental, uma instalação contra turno, uma unidade de alimentação e uma instalação esportiva destinada a alunos e associações.
Estávamos ansiosos para projetar um edifício que combinasse arquitetura e paisagem, proporcionando uma sensação de continuidade visual entre o parque e o edifício. Dessa forma, visto da entrada do parque, o volume maciço destaca a horizontalidade do traçado, apresentando grandes saliências que formam uma passarela abrigada e áreas cobertas ao redor do volume.
A vegetação desempenha um papel essencial na aparência e no layout do edifício. Faz parte integrante do projeto, marcando sua presença em todo o volume: o telhado verde confere a sensação de continuidade em relação ao parque, o playground é pontuado por gramados, o antigo carvalho forma a peça central do playground e a horta educacional no telhado verde da creche é um verdadeiro local de conscientização sobre a natureza.
O espírito do projeto também se expressa através dos materiais utilizados: madeira, concreto e metal. Visto de fora, o uso do metal cria um visual contemporâneo e elegante que contrasta com a sensação quente da madeira de cor clara no interior. As fachadas ininterruptas do edifício alternam entre vidro e metal e são pontuadas por vegetação. Os elementos estruturais metálicos alternam-se com as vigas de madeira, dando um toque rítmico à fachada. A utilização de metal e vidro permite combinar uma estrutura elegante com um elevado grau de transparência, integrando sutilmente o edifício na paisagem.
Com mais de 467 m3, a madeira foi amplamente utilizada no projeto, seja na estrutura ou no acabamento interno. Toda a estrutura da cobertura (pilares, vigas e forro) foi modelada em 3D e construída na fábrica de forma otimizada e automatizada. Para garantir a sustentabilidade, toda a madeira utilizada no exterior possui tratamento à prova de intempéries.
Para fazer com que o edifício se integre à paisagem e tenha seu uso facilitado, ele foi criando como sendo um empreendimento quase 100% térreo: apenas parte da escola primária ocupa um andar superior. O edifício abre-se generosamente para as áreas ajardinadas, mas o traçado em forma de "U" cria uma centralidade, revelando gradualmente o coração do edifício à medida que se percorre o caminho ajardinado. O edifício principal envolve os dois playgrounds voltados para o parque. A ala norte do edifício volta-se sobre si mesma para formar um pátio mais privativo, destacando as entradas da escola. O complexo esportivo, localizado no encontro do caminho ajardinado com a escola, está totalmente integrado à edificação para facilitar as conexões e otimizar a circulação.