-
Arquitetos: José María Sánchez García
- Área: 3500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Roland Halbe
"Um edifício como uma cidade".
Nossa proposta se baseia na compreensão do antigo edifício do Hospital como um espaço urbano, capaz de incorporar em seu interior a atividade que se desenvolve na cidade. Os corredores transformam-se em ruas e os pátios em praças, gerando um espaço único. Para isso, os espaços e elementos históricos de interesse são recuperados.
A intervenção permite que o Hospital de San Sebastián seja adaptado às necessidades de um edifício público contemporâneo, mas sempre com o máximo respeito pela história e pelo valor do edifício original. As fachadas e a volumetria originais são respeitadas em sua totalidade. No interior, os volumes originais das salas abobadadas são recuperados, evitando divisórias desnecessárias e eliminando todos os forros falsos atuais. Todas as aberturas internas - portas e janelas -, os núcleos de comunicação vertical e os banheiros dispersos são eliminados, liberando a planta baixa das modificações acrescentadas ao longo do tempo.
O pavimento térreo é concebido como um grande mediador urbano, um espaço devolvido à cidade. As instalações retangulares, organizadas ao redor dos pátios, permitem facilidade de uso, gerando um tecido dinâmico do qual emergem espaços de mercado gourmet e espaços polivalentes.