-
Arquitetos: ALA Inc.
- Área: 497 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Masao Nishikawa, Light Publicity & Aim
-
Fabricantes: ASPLUND, Air Water ECOROCA Inc., Cera Trading, Grohe, HAY, KARIMOKU NEW STANDERD, Koizumi, Maristo, Time&Style, VitrA, Yamagiwa Lighting
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma fábrica de fragrâncias em uma floresta perto do Lago Yamanaka. O local tem uma bela vista do Monte Fuji e nosso cliente precisava de um café, uma loja e quartos de hóspedes, sendo mais que apenas uma fábrica com um jardim para apreciar a vista da montanha. Esta empresa cria produtos com fragrâncias sob o conceito de natureza estar integrada à vida humana e esperava criar o edifício como “um símbolo amigável” que atraia a população local.
Traduzimos as funções necessárias em cinco tamanhos diferentes de caixas para evitar a sensação típica de uma fábrica composta por um único grande volume e as mudamos tanto no plano quanto no corte como se fosse uma boneca matryoshka. A composição deslocada permite ter a vista para a montanha de todos os quartos para que fosse possível instalar janelas panorâmicas nos vãos entre as caixas.
As janelas estão em proporções aleatórias de acordo com a função do quarto e mostram uma maneira diferente de enquadrar as vistas da montanha. As cinco caixas têm beirais profundos voltados para o Monte Fuji. Assim, os visitantes encontram a série do telhado ascendente com vigas de madeira sensíveis como um “Senso de acolhimento” em um primeiro momento. Um jardim para o playground, para o cultivo de ervas, é conectado aos edifícios por um terraço em ziguezague.
Para o interior, os visitantes experimentam a escala do espaço se tornar maior de acordo com a profundidade do edifício. Nosso tema básico de design de interiores é a simplicidade e a tranquilidade como reflexo do conceito da empresa para aproveitar a mudança da luz natural e a aparência da montanha a cada momento. As paredes estruturais de compensado de madeira que sustentam as coberturas são expostas e pintadas em azul esverdeado que é a cor da empresa criando um contraste suave com o fundo do beiral laranja. A cor do espaço do 2º andar é atenuada e mais escura para uma atmosfera descontraída do quarto de hóspedes com um ambiente aconchegante de móveis.