-
Arquitetos: Balance Architettura [BLA]
- Área: 3 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Beppe Giardino
-
Fabricantes: Legrand / Bticino, Novalux, SLV, Sklum
Descrição enviada pela equipe de projeto. IDT-BRANDS DISTRIBUTION, é uma empresa com sede em Turim, líder no fornecimento de cosméticos e vestuário, ambas especializadas no lançamento e na incubação de novas marcas e startups digitais. A intervenção é a primeira fase da remodelação geral de todo o bloco que se tornará o primeiro Digital Hub dedicado ao comércio eletrônico em Turim.
Um dos principais objetivos do projeto é projetar espaços de trabalho mais confortáveis e domésticos, adotando opções de compartilhamento, ecologia e sustentabilidade.
O espaço de trabalho não foi o ponto de partida da abordagem do projeto, na verdade, as áreas comuns e de reunião são o verdadeiro núcleo do conceito. O espaço de conexão é mais importante do que a própria área de trabalho. O usuário chega na sua mesa, somente depois de um agradável passeio, cruzando os espaços internos e externos, encontrando e conversando com os colegas.
No período pós-pandemia, os valores sustentáveis e o bem-estar das pessoas em um espaço compartilhado, tornaram-se o elemento essencial para um escritório que prefere não migrar para o remoto.
A planta do projeto foi concebida dividindo as diferentes áreas operacionais e as diferentes equipes de trabalho: a área de administração, a de criação, a de mídia e fotografia, a de compras e a de gerenciamento.
A área de recepção é ampla e mantém as nervuras da estrutura pré-existente; a luz entra por todos os lados, de diferentes alturas e ângulos. O aspecto industrial e artesanal do edifício é um ponto precioso e característico que deveria ser mantido.
A divisão dos espaços é feita por painéis em madeira de bétula e vidro, para aproximar a imaginação visual dos interiores escandinavos, uma área geográfica para a qual o cliente tem (em parte) origem e influência. Um elemento modular sob medida foi projetado em vidro e madeira, com uma cor neutra, combinando com o verde hortelã das paredes.
As mesas também são personalizadas, sendo possível criar diversas composições e formas. A mesa de recepção é uma peça única, projetada a partir do subsolo, com aço tubular disposto como as escoras de concreto. O ritmo dos móveis é dado pela dupla altura da mesa, mas também pela grande planta na floreira integrada.
O projeto é dominado pela vegetação, concebida em várias disposições internas e externas, criando um espaço de trabalho flexível e confortável.