-
Arquitetos: Guelo Nunes Arquitetura
- Área: 600 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Evelyn Müller
-
Fabricantes: Artefatos Metálicos, Caesarstone, Defriuli, Dimlux, J Leal Marcenaria, MREJ, TecLine Esquadrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. A planta original da casa tinha uma boa distribuição de ambientes e uma volumetria interessante. Porém, se encontrava em seu estado original de sua construção na década de 60 e precisava de uma repaginada urgente de layout para atender ao novo programa da família e dos acabamentos para trazer a casa para os dias de hoje.
No pavimento inferior a proposta em projeto de maior impacto e que mudou totalmente a relação da casa com o terreno foi a reestruturação da sala e a criação da nova varanda: agora, a parte social também se abre para o jardim do fundo, que antes era isolado e esquecido, tratado com um fundo da casa.
O jantar antes ocupava o espaço do gourmet e toda área social se voltava apenas para onde hoje temos a piscina. Com a diminuição da área social interna, a sala ganhou uma proporção mais agradável, menos alongada. Para abrigar o programa da varanda, uma nova cobertura metálica em balanço foi criada em direção ao muro por cima da laje existente, permitindo a criação da área gourmet com a ilha, espaço para a mesa e estar.
A disposição da varanda colocou o usuário entre os 2 jardins, ficando assim cercado pelo verde. A cozinha e copa foram integradas e também ganharam novas aberturas generosas voltadas para o jardim. Uma porta de correr na copa oferece uma circulação externa para a área gourmet. No pavimento superior, a reestruturação focou na criação de uma nova suíte, a mudança da suíte máster de lugar e a troca dos acabamentos, revestimentos e caixilhos.
A escolha dos materiais foi pensada para destacar a volumetria da casa. O muro de pedra existente foi mantido e faz a separação visual entre o jardim da entrada e a piscina. As antigas telhas de concreto foram trocadas por uma nova cobertura metálica, que tem estrutura e forro em madeira, apoiadas sobre as vigas de concreto existentes. A escolha do da madeira foi feita para trazer para a fachada esse material natural, buscando o contraste com o concreto e a pedra, previamente presentes.
Outro elemento marcante da fachada são os requadros metálicos em algumas aberturas. A solução foi pensada para organizar as aberturas nas fachadas principais e tirar o desenho de diversas aberturas com tamanhos distintos. Na fachada principal, ripdas de madeira esconde a janela dos banhos sem roubar a claridade.
Desde a entrada, percebemos a presença do metal pintado em grafite e da madeira, que pontuam as novas intervenções feitas na volumetria original da casa.