-
Arquitetos: MASS Design Group
- Ano: 2022
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus, localizado nas Montanhas Virunga de Ruanda, é um modelo global de projeto e construção ecologicamente responsáveis. O Dian Fossey Gorilla Fund, o Ellen Fund e o MASS Design Group celebraram a abertura do Ellen DeGeneres Campus do Fossey Gorilla Fund em uma cerimônia no local, esta semana. O novo campus de vários prédios é um investimento de US$ 15 milhões que reforça a região como um centro de conservação para preservação ecológica e educação na África. O campus de 12 acres construído através da metodologia “Purpose-Built” da MASS, que equilibra e avalia a infraestrutura juntamente com a missão, design e viabilidade de um projeto. Mão de obra e materiais locais foram usados em todo o projeto e construção para minimizar a pegada do campus, desenvolver uma paisagem reflorestada imersiva e garantir treinamento profissional e retorno econômico para a comunidade local, ao mesmo tempo em que cria uma instalação moderna para uso público e educação.
Adjacente ao Parque Nacional dos Vulcões, na fronteira de Ruanda e da República Democrática do Congo, o campus possui três edifícios principais: o Centro de Pesquisa Sandy e Harold Price, a Galeria de Conservação Cindy Broder e o Centro Educacional Rob e Melani Walton, como bem como alojamento para estudantes e pesquisadores visitantes. Um extenso laboratório vivo foi criado no antigo local agrícola por meio do plantio de mais de 250.000 plantas nativas e do uso de telhados verdes, captação de águas pluviais e um lago construído para tratamento de águas residuais.
“Desde o início, a missão deste projeto foi focada em criar um espaço para envolver as muitas partes interessadas na conservação – estudantes, cientistas, turistas, parceiros de conservação, membros da comunidade – para avançar nosso objetivo coletivo de salvar gorilas e, de maneira mais ampla, o planeta ”, disse a Dra. Tara Stoinski, Presidente e Diretora Científica do Fossey Fund. “A beleza do campus eleva o pensamento das pessoas sobre conservação, ajudando-as a perceber o quão importante é a conservação. Essa mudança não é importante apenas para o Fossey Fund, mas para a região e o mundo.”
Desde o início, a MASS e o Fossey Fund trabalharam em parceria para desenvolver todos os aspectos do projeto – desde a visão, projeto arquitetônico e paisagístico, engenharia, construção, fabricação de móveis, design de exposições e mídia – enquanto alavancavam seu impacto na comunidade local e avançar a missão do Fundo Fossey. O campus também marcou o primeiro projeto concluído pela construtora MASS, a MASS. Build. O projeto empregou mais de 2.400 ruandeses em seu projeto e construção, representando 99% da mão de obra total.
"O campus demonstra como a nova infraestrutura pode catalisar a conservação e a proteção de espécies", disse Michael Murphy, diretor fundador e diretor executivo do MASS Design Group. "Quando novos edifícios, paisagens e instituições são concebidos da maneira que o Fossey Fund e Ellen DeGeneres foram, com o maior impacto possível, oportunidades recíprocas são criadas. Para este campus, isso significou a priorização da mão de obra local, fabricação personalizada de móveis e acessórios criados por artesãos ruandeses e gestão ambiental alinhada aos objetivos de conservação e proteção do habitat. O campus fará mais do que inspirar uma geração de ativistas conservacionistas em Ruanda, ele irá modelar novas maneiras para os conservacionistas globais unirem ecossistemas e comunidades em apoio mútuo."