-
Arquitetos: DnA
- Área: 1000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ziling Wang, Xiandu Scenic Area
Descrição enviada pela equipe de projeto. A poucos metros da Pedreira n.º 9, encontra-se a entrada da Pedreira n.º 8, que abriga um local para leitura e estudo distribuído por várias plataformas internas. O espaço se estende por cerca de 50 metros até a montanha e atinge uma altura de quase 40 metros. Esta caverna também foi criada como resultado da extração de pedras à mão de cima para baixo. Os terraços laterais são indícios de falhas rochosas, razão pela qual a extração de blocos foi abandonada, sendo criada uma topografia interna aleatória.
Próximo a esta pedreira há lugares onde os estudiosos se reuniam no passado para debater suas ideias. O poeta da Dinastia Tang Han Yu relatou que o caminho através da Montanha do Conhecimento (Shushan) só é possível através da diligência. Com sua conotação cultural, este espaço é, portanto, o mais importante do conjunto, já que, aqui, o ideal cultural e educacional é reconhecido por todo estudante da China.
Os terraços de pedra laterais no interior se desenvolvem em cinco níveis até uma altura de 12 metros, que só podem ser escalados com um certo esforço. Posicionados sobre estas plataformas, acessíveis por escadas, estão prateleiras de livros e lugares de estudo, onde os visitantes podem mergulhar no mundo das inscrições em pedra e da caligrafia. Como a proverbial montanha do conhecimento, as galerias que devem ser escaladas no caminho para o nível superior se acumulam na frente do visitante. A partir dela, um túnel de 27 metros de comprimento leva à Pedreira n.º 2.