-
Arquitetos: +C Architects
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Seemore Studio
“Shan Hai Si He” da Jetlag Books é uma livraria projetada por +C Architects. Ela está localizada na Dongsi North Avenue, no distrito de Dongcheng, em Pequim, com uma área de 70 metros quadrados. A loja foi implementada na base de um edifício residencial e tanto o proprietário quanto o arquiteto desejavam tecer a livraria como parte do cotidiano dos moradores próximos. Iniciou-se, portanto, a colocação de uma série de banquinhos na vitrine, onde os visitantes podem se sentar e ler, saboreando seu café enquanto testemunham as atividades cotidianas do público ao redor.
Para criar uma conexão entre o interior e o exterior, uma série de colunas ecoam as existentes no interior. Cada uma é decorada com um logotipo Jetlag que dá uma sensação lúdica ao design da fachada. A parte superior da fachada é revestida com aço inoxidável que reflete seu entorno, mais uma vez esfumaçando a fronteira entre o interior e o exterior. O projeto partiu do entendimento do tamanho e proporção de cada área, bem como sua via de circulação com base no briefing fornecido pelo cliente. Uma vez inseridos, os visitantes serão recebidos por uma cafeteria e encontrarão a área de exibição dos livros à medida que adentram a loja. Isto porque a cafeteria é muitas vezes considerada como um local de convívio mais animado, em contraste com a tranquilidade da livraria numa parte mais profunda da loja. Assim, foi implementada a tipologia "front shop, back field".
Os painéis de madeira usados neste projeto são frequentemente conhecidos por suas propriedades econômicas e ecológicas. É um material quente e suave sobreposto à parede de concreto sem pintura. Esse contraste também pode ser encontrado em outros materiais como a transparência do acrílico e a dureza do aço inoxidável. Como resultado, é gerada uma sensação de sofisticação alinhada com a visão do cliente. O termo jetlag significa a desordem do tempo e do espaço. O design desta livraria ressoa este termo com a ausência de peso. As estantes de livros são criadas usando molduras de acrílico transparente e estrutura de aço para reduzir seu peso neste espaço pequeno e confinado. Devido à transparência, a aparência visual dos livros torna-se um material tangível que pode ser facilmente substituído e alterado.
A área da cafeteria e a área de exibição de livros são separadas por essas três prateleiras de aço inoxidável, duas das quais podem ser rotacionadas e formam uma divisória que separa o espaço em eventos e funções independentes. As partições dentro dessas estantes são projetadas em três tamanhos e formas diferentes. As divisórias principais são feitas de painéis de aço dobrados de 2 mm de espessura fixados por duas luminárias metálicas nos painéis laterais que, por sua vez, são personalizáveis de acordo com a necessidade do cliente. Isso acaba resultando em um espaço mais flexível e permite a transformação em cada estação.
Além de sua função principal de ser uma livraria, a Jetlag Books também oferece salões para pequenas exposições ocasionais. A fim de garantir a máxima flexibilidade, o arquiteto também esteve envolvido no design dos móveis. Uma grande mesa é projetada com algumas peças individuais que podem ser conectadas através de detalhes de intertravamento. Esse mecanismo permite que a personalização ocorra facilmente. “Shan Hai Si He” da Jetlag Books conecta arte, livros de design e artistas com a comunidade.