-
Arquitetos: Studio Clarice Semerene
- Área: 30 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Cremme Design, Deca, Dessine, Gauss, Microreve, Thonart, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pequena sala de 30 m², localizada em Brasília, deveria abrigar a nova sede do estúdio de design gráfico “Home Studio”. Como o próprio nome sugere, o estúdio tem como proposta uma relação mais intimista e casual com os clientes e o ambiente de trabalho deveria evocar a casualidade e o acolhimento que encontramos na nossa própria casa.
O espaço é formado por um único espaço aberto e um lavabo e o programa envolvia uma pequena copa, uma sala para relaxar e receber clientes confortavelmente, além de bancadas de trabalho para 4 pessoas.
As bancadas foram posicionadas simetricamente próximas à janela para receber maior ventilação e iluminação naturais, valorizando o enquadramento da paisagem. A copa e área social, localizadas mais próximas à entrada e ao lavabo, comportam múltiplas funções para otimizar o espaço.
A mesa, feita sob medida, é utilizada tanto para refeições quanto para reuniões. O banco, além de possuir gavetas inferiores, dá apoio à mesa e se estende para comportar mais pessoas sentadas na área de estar. Já o sofá e a TV fazem parte dos momentos de lazer e relaxamento, mas também servem para receber clientes e apresentar projetos de forma confortável e casual.
As duas principais funções do espaço - trabalho e lazer - foram divididas sutilmente através de uma estante metálica vazada, preenchida por livros, objetos e plantas, que ajudam a trazer a natureza e o bem estar para os interiores, sem impedir a passagem de luz natural. Este elemento, assim como a escolha de materiais naturais como tijolo, cimento, madeira e tons terrosos próprios da identidade visual da marca, reforçam o caráter doméstico do estúdio.