-
Arquitetos: Lais Galvão Arquitetura
- Área: 359 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Gabriela Daltro
-
Fabricantes: Biancogres, Castelatto, Demuner, Portobello, Unique Revestimentos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casal de empresários baianos com uma filha pequena, sonhava com uma casa moderna e arrojada. As solicitações permearam entre leveza, ar fresco, amplitude e que fosse bastante integrada com o verde.
O conceito do projeto adotou uma volumetria mais térrea e plana e sua cobertura em estrutura metálica, bastante esbelta e com grandes beirais, garantiu uma sensação de leveza desejada pelo casal.
Para controlar a ventilação natural, incidência do sol e privacidade, toda a casa foi envelopada com brises verticais e móveis de madeira carbonizada. Foi utilizada a técnica japonesa do Shou Sugi Ban para aumentar sua durabilidade. Estes brises, além de criarem flexibilidade de opções para os ambientes internos, eles também contribuem para uma dinâmica interessante de movimentos na fachada, oferecendo uma originalidade à casa. Para compor com a madeira carbonizada, outros materiais como placas cimentícias e madeira cumaru foram utilizadas, formando uma paleta de cores e texturas rústicas e ao mesmo tempo sofisticadas.
O coração da casa é a jaboticabeira envolvida por um banco de madeira compondo o jardim central. Ela recebe iluminação natural do seu pergolado de cobertura e é o primeiro elemento a ser visto, fazendo um convite a quem entra pelas grandes portas da casa. A partir dela criou-se uma dinâmica espacial conectando todos os ambientes como estar, jantar, office, cozinha e gourmet, otimizando a funcionalidade da casa.
A sequência dos quartos ficou voltada para a área de lazer e interligada por um corredor interno. Desta maneira toda a casa ganhou permeabilidade no fluxo entre ambientes e valorizou sua ventilação cruzada e conforto térmico.
A cozinha tem estilo mais despojado e tira partido do visual do paisagismo para criar uma atmosfera mais natural. A mesa da copa tem continuidade com a ilha central e aproveita a integração com a vegetação externa com suas grandes portas de vidro e madeira. A estante de vergalhões com nichos de madeira, harmoniza com a arquitetura metálica da casa, dando continuidade ao seu conceito. Atrás da cozinha fica a área de serviço e na frente fica o gourmet, deixando a casa bem funcional na disposição do seu programa.
O resultado foi uma casa arrojada, moderna, visualmente leve e com soluções arquitetônicas que ajudaram no seu conforto térmico, incidência de luz natural e na sua praticidade, itens essenciais para a vivência da família.