-
Arquitetos: MUKA Arquitectura
- Área: 243 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Javier Callejas
-
Fabricantes: Almacenes Poveda , Cerámica La Escandella, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, além de ser nosso refúgio, deve se relacionar com a cidade e produzir novos encontros com o contexto urbano em que está inserida. Mas, ao mesmo tempo, deve manifestar certa condição enigmática do que acontece por trás de seus muros e fechamentos.
Quanto da atividade da casa deve ser vislumbrada desde a rua e quanto o funcionamento da casa deve defender sua condição privativa do restante dos vizinhos é uma questão para a qual este projeto contribui com uma releitura.
Na Casa Farol, as questões sobre como a arquitetura deve ser inserida na cidade e como devem ocorrer as interações entre os usuários e a casa foram resolvidas por meio de um material tradicional, a cerâmica. Embora a vida humana, em sua essência, em suas necessidades básicas, não tenha mudado excessivamente nos últimos séculos, as questões sociais mudaram substancialmente em direção a uma maior complexidade. O resultado destas novas condicionantes oferece formalmente, e em contraste com o nosso modo de vida doméstico contemporâneo, uma caixa simples, com arestas e limites definidos, feita de barro, suspensa, que ordena o enredo, os usos, a privacidade dos seus usuários e, sobretudo, a luz.
A tensão entre o barro e o vazio faz vibrar e modelar a luz. Assim como o som dos instrumentos de sopro, onde o ar passa pelos orifícios para marcar as melodias, a matéria vermelha extraída da terra e cozida pelo fogo de nossos ancestrais oferece experiências ao usuário através da ligação entre o homem e o material, expandindo as qualidades da casa que nos conecta ao mais profundo do ser humano.