-
Arquitetos: enrico sassi architetto
- Área: 93 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marcelo Villada Ortiz
-
Fabricantes: Dick&Figli, Filippi Sa Airolo, MG Cucine Industriali
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício chamado "Bee House" é um "apiário educativo" (estrutura dedicada ao treinamento de apicultores) construído dentro do "Mezzana Cantonal Agricultural-Farm-Professional Green Centre" em Coldrerio, Suíça. Trata-se de uma estrutura muito desejada e apoiada pela FTA (Federação Ticinese de Apicultura) e permite auxiliar na manipulação das colmeias e no processo de extração do mel.
O centro de treinamento Mezzana é uma estrutura na qual existem vários cursos relacionados às profissões agrícolas (produção animal, produção agrícola, viticultura) e às profissões relacionadas ao verde (silvicultura, floricultura, jardinagem). O centro agrícola foi fundado em 1915. A região tem grande relevância paisagística e é caracterizada por grandes áreas dedicadas tanto a atividades agrícolas quanto à pecuária. O terreno do projeto está localizado na parte baixa da estrada que conecta Mendrisio a Chiasso.
O terreno é uma grande área côncava e inclinada, orientada para o sul. O "Bee House" é um edifício feito de madeira, um volume com uma cobertura apoiada por pilares que criam um pórtico. Sob o pórtico, há um volume fechado por quatro paredes: duas transparentes (vidro) e duas opacas (madeira). Este volume é dividido em duas salas separadas, uma destinada às aulas, com uma janela de piso a teto que permite auxiliar na manipulação das colmeias, e um laboratório no qual ocorre a extração do mel. O edifício é formado por dois elementos principais: uma base e um pavilhão.
A base de concreto armado foi lixada para tornar os agregados visíveis e se caracteriza por três degraus em cada lado. O pavilhão fica sobre essa base, 50 cm mais alto que o nível do campo ao redor, e tem uma proporção 2x1. O layout do pavilhão é baseado em uma modulação de 130 cm (distância entre os pilares do centro). O lado mais longo do pavilhão mede doze módulos, e o lado mais curto seis. O pavilhão consiste de uma estrutura pré-fabricada de madeira. Os pilares têm uma seção de 14x14 cm.
Dois dos lados do pilar são marcados por um sulco de 2 cm. Os pilares suportam 13 vigas de madeira laminada com 794x39x14 cm feitas por uma oficina local. As partes estruturais têm acabamento queimado e escovado. As paredes opacas são feitas com tapumes amarelos do canteiro de obras. Os pilares de madeira são conectados à base através de uma placa de ferro que enferrujará com o tempo. Cada elemento estrutural é autônomo e pode ser substituído sem comprometer a integridade estrutural.