-
Arquitetos: i2a Architects Studio
- Área: 475 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Running Studios
-
Fabricantes: Asian Paints, Bosch, Europa Locks, Greenlam, Greenply, Hettich, Jaquar, Saint Gobain India, Tile Vetrified
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa só pode ser avistada num vislumbre fugaz. Uma elevação acolhedora que reflete o modernismo tropical e combina perfeitamente com a paisagem, criando uma sensação de curiosidade no observador e mantendo a privacidade dos moradores. Esta humilde casa voltada para o leste é fortemente sombreada e possui pátios internos para facilitar o fluxo de ar em todo o terreno, por isso, a porosidade é vista em todos os espaços. VAZIO deriva desta porosidade.
O planejamento combina com o local, protegendo explicitamente o máximo de árvores dentro dessa paisagem. Ao entrar na casa, a imponência dos espaços interiores impressiona em uma área de estar bem iluminada com pátios adjacentes no lado sul e no lado norte da casa. Esses pátios são ocupados para o lazer nos horários da manhã ou da noite e garantem ventilação cruzada na parte inferior da casa com as áreas comuns como espaço de estar, área de jantar e cozinha com pé direito duplo, além dos núcleos de lavanderia e circulação junto com as áreas privadas - dois quartos. O Pooja é posicionado poeticamente no centro da casa para capturar a visão do espectador ao entrar. Ponto de convergência de todos os ângulos do térreo, este espaço está posicionado dentro de um pátio interno a céu aberto, permitindo que a luz inunde o volume. A sensação de iluminação divina, em conjunto com os pátios em ambas as extremidades da residência, cria um ambiente tranquilo.
A luz permeia os jhallis padronizados da casa. Sombras dinâmicas adornam os interiores com seus padrões. Como o ar quente sai facilmente pelos jhallis no primeiro andar, um fluxo constante de ar frio é criado. A única inclinação da casa reduz ainda mais a temperatura geral dentro dos interiores. Esta abordagem maximiza a circulação de ar e minimiza o uso de iluminação artificial e ar-condicionado, tornando-a uma residência ecologicamente sensível.
O nível superior compreende uma biblioteca ao lado do pátio de pé-direito duplo e dois quartos. Um dos quartos tem acesso ao pátio linear, garantindo a presença da natureza em todos os cantos, enquanto o outro tem vista para o pátio lateral sul. As sombras perpetuadas pelos jhallis mudam vigorosamente ao longo do dia com intensidades e cores variadas. Essa experiência de repouso é diferente de qualquer outra e acentua a arquitetura minimalista moderna. Mantém-se uma cor simples, mas vibrante, bem como uma paleta de materiais composta por madeira, concreto e pedra natural.
O vazio do pátio entre a massa do volume permite uma conectividade visual e acústica harmoniosa entre os dois pavimentos. O desenho, desde o planeamento aos interiores, insiste na única ideia de esfumaçar as fronteiras entre interiores e exteriores, promovendo uma relação recíproca com a paisagem que acolhe.