- Ano: 2018
-
Fotografias:Edson Azevedo
-
Fabricantes: Aleluia Cerâmicas, Knauf, O/M Light - Osvaldo Matos, Represtor, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensar um conceito de projeto é ,antes de mais, pensar no local onde será construído, buscando soluções que se integram no meio ambiente, tirando o melhor uso para os seus utilizadores. O Liceu francês Alioune Blondin Baye, foi contruído em Luanda, Angola, País de clima tropical, e com uma história de arquitetura do movimento moderno, riquíssima e cheia de inspiração.
Discípulos de Le corbusier, ergueram aqui vários exemplos que ate hoje relembram uma cidade, que foi um dos maiores exemplos da Arquitetura moderna de meados do seculo XX. O Conceito para este projeto foi uma busca dos pilares deste movimento, buscando igualmente elementos da cultura local Angolana, que integrassem esta obra no local onde foi edificado. O uso de ventilação cruzada, nos corredores de acesso ás salas de aula, os elementos de madeira da fachada que cortam a entrada direta do sol, a cor ocre permanente que evoca a terra e as construções das aldeias tradicionais, esta relação forte da cultura do interior/ exterior.
Esta obra reflete um viver a arquitetura de forma espontânea e natural, com cheiro, sabor e visão africana. Viver o espaço integrado no seu ambiente e na cultura local.