-
Arquitetos: Pablo Luna Studio
- Área: 125 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Valentina Gebrie
Descrição enviada pela equipe de projeto. A alguns minutos de distância da cidade de Ubud, escondida entre os campos de arroz e as montanhas de Bali, Indonésia, a Casa de Chá surge como um espaço dedicado exclusivamente às cerimônias do chá. A cerimônia do chá é uma experiência de união, amor e alegria entre o homem e a natureza. O espaço é amplo, livre e aberto. Está envolto em um ecossistema e uma cultura que irradia espiritualidade. Por esta razão, a estrutura oval nos convida a experimentar uma nova intimidade baseada na unidade de tudo o que nos rodeia.
A casa de chá se eleva doze metros acima do solo graças ao uso de pilares de bambu com quinze centímetros de diâmetro que emergem na presença de campos de arroz e se entrelaçam para criar um corpo semelhante a um corvo, baseado em elementos retos.
O design minimalista dos interiores nasce do respeito pela beleza e sacralidade do bambu, com um piso construído com ripas de bambu e rodeado apenas por pilares retos, otimizando a vista e emulando as montanhas locais. A estrutura, quando exposta ao habitante, destaca o espaço sem paredes que convida o interior e o exterior a funcionar como uma entidade única.
A forma do telhado reflete a paisagem local, aludindo ao relevo topográfico das montanhas circundantes, caracterizado por sua altura e declives. Usando telhas de bambu achatadas para seu revestimento, a Casa de Chá dá a sensação de ser um manto que cobre e protege seus usuários, pois os expõe a uma sensação diferente, uma nova maneira de viver, onde o chá funciona como um catalisador de emoções físicas, profundas e pessoais.