-
Arquitetos: Studio Bloco Arquitetura
- Área: 320 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: Bonenberguer, Deca, Durafloor, Hartz Tintas, Litoral pedras, Portinari, Schein, Utilidades Elétricas, Xavier Madeiras
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa F, assinado pelo Studio Bloco traduz a identidade do escritório somada às demandas funcionais dos clientes. Na busca por uma arquitetura de formas puras e simples, o lançamento do projeto da residência partiu da divisão do programa de necessidades em volumes superior e inferior, demarcados por duas esbeltas lajes de concreto revestidas com forro de madeira, que separam os diferentes pavimentos e usos.
Como condicionantes fortes para o projeto tivemos a dimensão reduzida do lote, a criação de uma área social bastante permeável e a integração desta com o espaço externo.
Com o objetivo de criar planos contrastantes, os arquitetos usaram uma estratégia recorrente em suas produções: a reinterpretação dos materiais adotados nas técnicas construtivas, empregando elementos comuns de maneiras que fujam do uso convencional. Para tanto, a paleta de cores e texturas da casa se apresenta de forma natural, com uma seleção cuidadosa de materiais aplicados com as suas propriedades originais, como o concreto aparente (com suas diferentes texturas), a madeira e os tijolos cerâmicos.
No térreo, as superfícies opacas do pavimento são formadas por trama bidirecional de tijolos cerâmicos maciços, em oposição ao generoso plano envidraçado que visa o máximo aproveitamento de luz natural. São 19 metros de folhas deslizantes que conectam toda a área social com o pátio lateral. As paredes do segundo pavimento expõem o concreto aparente, além de também serem revestidas por brises amadeiradas que retomam o tom do tijolo. Como fechamento desta união singular de materiais, a porta de acesso principal foi executada em aço oxidado, em harmonia com a paleta de cores resultante da combinação de materiais empregados.