-
Arquitetos: NOIZ architekti
- Área: 216 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pol Rodriguez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa mexicana está situada em uma floresta densa perto da cidade de Tulum, na Península de Yucatán. Parte da vegetação natural local também penetra no terreno que é dividido em duas partes pelo próprio volume – na frente da casa há uma zona florestal e atrás dela uma vegetação rasteira, mas também natural da região – o jardim caribenho. A vegetação do terreno é, portanto, característica do local, mas a arquitetura em si difere do entorno construído. No entanto, ela é projetada para respeitar as condições locais e o clima, tanto quanto possível.
A construção é elevada acima do nível do terreno por meio de paredes autoportantes de modo a permitir a ventilação natural sob a casa. O mesmo princípio é usado na construção do telhado, que é sustentado por cinco vigas maciças de concreto. O espaço entre as vigas permite a ventilação controlada pelos ventos predominantes do mar próximo. Alta umidade e muito sol são características deste local, portanto, além da ventilação, foi necessário garantir sombra suficiente para que a casa não superaqueça e, ao mesmo tempo, ofereça espaços sombreados ao ar livre. Do lado do jardim caribenho há um grande terraço coberto, a “sala ao ar livre”, que constitui cerca de um terço da casa. O terraço pode ser fechado com paredes deslizantes e telas para proteger os habitantes dos insetos. As paredes de vidro revestem o interior nos dois lados principais – elas substituíram a fachada frontal e posterior. Graças a esta solução, todo o espaço é variável – perdem-se os limites entre o interior e o exterior. Na área envidraçada principal encontram-se divisões generosas – sala com cozinha e quarto. As paredes autoportantes foram minimizadas – o sistema de pedra está presente em apenas duas paredes – as laterais do perímetro e o núcleo paralelo da casa, que também circunda as paredes de alvenaria. O núcleo esconde funções como guarda-roupa, depósito, banheiro para o proprietário e um banheiro e lavanderia acessíveis pelo exterior.
A moradia foi pensada com o máximo respeito à localização e, claro, ao conforto do proprietário. Há uma piscina no meio do jardim caribenho atrás do volume, e uma torre, que é parte importante da própria arquitetura. As escadas da torre levam até o telhado onde é criada uma plataforma para a prática de yoga e um mirante com vista para as infinitas florestas mexicanas.