-
Arquitetos: TETRO Arquitetura
- Área: 500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jomar Bragança
-
Fabricantes: Art Pedras, CCR Decor, Lagoa Parket Indusparquet, Lantai, Legrand, Marcatto, Marcenaria Tomáz, Metalnobre Esquadrias, Nativa Paisagismo, Omega Serralheria, Praia Piscinas, Stereosound, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lugar imerso em uma exuberante natureza de mata atlântica. Um terreno repleto de grandes árvores frondosas, folhagens, arbustos, pássaros e animais selvagens. Uma topografia desafiadora com um acentuado declive, característicos da região de Nova Lima, em Minas Gerais. Esse é o lugar onde está inserida a casa Açucena.
O projeto é uma resposta à uma leitura sensível do lugar. Em um primeiro contato com esse terreno, já fica evidente a necessidade de se manter as características naturais. O ato de olhar para cima, desde o solo até a copa das arvores, elevadas até quinze metros acima do nível do terreno, foi decisivo para a criação do conceito. Como construir em um lugar com uma topográfica tão acentuada, mantendo a natureza original? Como dar aos moradores a experiencia diária de olhar para cima e ver o céu através das copas das árvores. Estas foram as questões que guiaram todas as decisões de projeto.
O entendimento inicial de que a arquitetura deveria se moldar ao terreno, e não o contrário, foi o ponto de partida. A casa eleva-se sobre o solo e a vida animal e vegetal se desenvolve sob a construção. O programa se molda ocupando os espaços vazios entre as árvores. Nenhuma árvore é retirada. A topografia não é modificada. Arte e Natureza em perfeita harmonia. A partir desse ponto, nenhuma escolha ou decisão de projeto se deu por gosto ou vontade do arquiteto. Tudo é uma resposta e tem a intenção de reforçar um conceito.
A casa, em sua cor branca, é uma surpresa para quem chega. Seus pilares negros, posicionados de forma aleatória, se confundem com os troncos. A casa parece flutuar. Sua planta fluida, resultado da ocupação do programa entre as árvores, e seus rasgos e dobras na laje, para se alcançar a vista das copas, geram a volumetria. A arquitetura está inserida de forma harmônica junto à vegetação natural, mas mantém sua presença. A surpresa e a novidade são valores inerentes à arte. A casa Açucena se apresenta como uma flor branca em meio à natureza.