-
Arquitetos: Studio Miolo
- Área: 189 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Isabela Mayer
-
Fabricantes: ADDRI ambientes, Deca, Jader Almeida, Korvo Industry, Placo, Tresuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício pré-fabricado que recebeu a reforma para abrigar a clínica está localizado em um importante eixo de conurbação entre duas cidades do litoral norte catarinense, onde é possível identificar o intenso fluxo pendular e a vocação para o segmento de serviços especializados em diferentes áreas do mercado. Já nos primeiros levantamentos foram possíveis identificar que os mesmos pontos favoráveis seriam os grandes desafios de projeto.
Como manter a liberdade projetual em uma edificação de estrutura pré-fabricada, além de reduzir os impactos de uma área em transformação (por exemplo, a poluição sonora) bem como ter visibilidade comercial em meio a ao fluxo rápido e à poluição visual publicitária? Partindo do seu próprio uso, identificou-se que a clínica de cirurgia plástica deveria representar, pela sua essência, a clareza dos materiais junto da beleza dos detalhes. Para isso encontrou-se no concreto, na madeira e na pintura branca a maneira mais adequada de traduzir o apelo estético e puro, transformando-se em um respiro em meio ao entorno.
Estrutura. Tendo em conta a possível movimentação estrutural dos componentes pré-fabricados existentes e a necessidade de controlar os ruídos provenientes da avenida, propôs-se a criação de uma parede dupla independente. Além de criar um bolsão de ar entre os diferentes materiais para garantir o isolamento acústico adequado, a solução possibilitou apoiar com segurança o sistema de fechamento atual e os revestimentos da fachada propostos.
Programa. Trazer parte da antiga percepção da avenida foi uma estratégia fundamental em nossa proposta. Todos os antigos canteiros de vegetação existentes nas edificações vizinhas, deram lugares para inúmeras vagas de estacionamentos. Assim, após negociações com o poder público local foi possível criar sobre a calçada um jardim que além de beneficiar a cidade, contribuiu para o partido arquitetônico. Na fachada o uso das ripas em concreto pigmentado na cor branca, vem com o papel de trazer sofisticação e não competir com o festival de informações da avenida a qual a clínica está inserida.
Desta maneira, o programa inicia a partir deste jardim frontal, onde o cliente é direcionado ao interior da clínica, e como forma de transição visual e sonora, desconecta-se da avenida e acessa a recepção principal. Essa, sem um balcão tradicional de atendimento, é um grande cubo de madeira, com o seu principal uso ao centro: o sofá para espera. Uma experiência totalmente antagônica ao exterior. A partir disso, o layout estabelece uma planta praticamente simétrica em relação ao eixo de circulação ortogonal que liga a recepção ao Solarium. De um lado, foram alocadas as salas mais direcionadas ao cirurgião, do outro, aquelas voltadas aos tratamentos estéticos que a clínica oferece, bem como os apoios técnicos e de serviço. Os tons claros e neutros voltam a predominar em toda a área, até nos mínimos detalhes, como nos acabamentos de maçaneta das portas e rodapé. Já o consultório principal integra-se tanto à área de maca e espelho, quanto de fotografias, além de ter todo o espaço aberto para uma área verde que permite a permeabilidade de luz e ventilação natural.