-
Arquitetos: TIMB Arquitectura
- Área: 480 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Santiago Chaer
-
Fabricantes: Herman Miller, B&B Italia, Bertoni, EGGER, T-Con, Tecnología y Desarrollo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Acessando por um corredor estreito de 1,20 m de largura e 20 m de comprimento, chegamos a uma nave central composta por pórticos de ferro e um telhado revestido de celulose. Este projeto de escritório é articulado de forma a integrar tanto os diferentes espaços e suas funções quanto as pessoas que os habitam.
O principal objetivo era gerar uma área com 65 postos de trabalho no mesmo ambiente, com características democráticas que permitissem a integração, comunicação e inspiração da equipe. Para isso, recorremos ao uso de tensores que suspendem o piso do mezanino a partir de pórticos, deixando o piso livre de pilares, permitindo o desenho de uma mesa de trabalho que, através de uma forma orgânica, permite a integração das diferentes equipes. Uma ponte formada por vigas de ferro e paredes envidraçadas rompe a nave central para dar lugar a 3 salas de reunião, os únicos ambientes fechados, juntamente com as cabines de videochamada e os banheiros.
O uso de materiais vivos, ferro, concreto, madeira, assim como a presença de plantas e a busca da integração da luz natural, através de perfurações na cobertura principal e divisórias de vidro no interior, geram um ecossistema interno. Uma bateria de painéis fotovoltaicos é instalada no telhado principal, tornando este projeto energeticamente sustentável.