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Arquitetos: EAA - Emre Arolat Architecture
- Área: 20087 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Thomas Mayer
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Fabricantes: Abb Electrification, Jotun, Kasso
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2009, o galpão número 5 do porto de Karaköy passou a ser ocupado pela Universidade de Belas Artes Mimar Sinan com o objetivo de transformá-lo no Museu de Pintura e Escultura de Istambul. Assim, foi aberto o caminho para o uso público de uma área que, embora localizada em um importante local no centro da cidade, quase não tinha permeabilidade social. Para a construção de um museu original e de alta qualidade para abrigar milhares de obras valiosas, incluindo peças importantes desde o período do império otomano até pintura turca moderna.
Na Emre Arolat Architects, na fase inicial de pesquisa do processo de projeto, estudamos a história das características físicas e sociológicas da área. Nesta etapa, veio à tona o protagonismo que as instalações locais existentes desde o final da década de 1950 ocupam na memória visual, para além da identidade da zona como região industrial e portuária, que a distinguiu durante séculos da outras partes da cidade. Ressaltamos a importância da preservação desses edifícios, cujas características de escala e estrutura eram tão marcantes. Em particular, a geometria horizontal de concreto armado dos edifícios, repetida em linha com o plano, foi uma característica mais digna de nota, e um dos principais objetivos do nosso projeto passou a ser a sua continuidade. Planejamos uma estrutura em grid tridimensional na qual seriam colocadas as novas galerias do museu, preservando em grande parte o sistema de suporte de concreto armado ao remover as paredes e pisos.
Na parte dedicada ao museu em si, esperávamos que, com o passar do tempo, as obras expostas fossem categorizadas de acordo com as mudanças nas abordagens da curadoria, e agrupadas e atribuídas às galerias de acordo com as formas de uso dos espaços. Buscamos possibilitar a mudança de temas em consonância com diversos cenários desse tipo.
Em vez de uma solução convencional de caixilhos e vidro para a fachada transparente que protegeria a obra das intempéries, optamos um sistema original que remete ao passado industrial da estrutura. As galerias, organizadas de forma que algumas pudessem ser conectadas e outras isoladas, foram conectadas por meio de novas passagens e passarelas. Assim, entrou em cena um ambiente onde se formavam interfaces entre galerias que ofereciam perspectivas inesperadas, enquanto os espectadores podiam estabelecer relações puras com obras em um ambiente estéril, bem como relações entre as galerias e a cidade.
A estrutura de escritórios estreita e comprida construída no lado do Meclis-i Mebusan Boulevard, ao lado do edifício portuário, apresentava graves deficiências em seu sistema de suporte de carga e também nas fachadas. Planejamos reconstruí-lo considerando sua memória. O vazio tridimensional formado permitiu que os espaços de entrada e difusão fossem enriquecidos por funções de atelier e uso público. Ao tratar o térreo com a maior permeabilidade social possível, fortaleceu-se a relação que esta estrutura estabeleceria com os demais edifícios e os espaços abertos ao seu redor.
Espera-se que todas essas características estruturais ajudem o Museu de Pintura e Escultura da Universidade de Belas Artes Mimar Sinan de Istambul a formar um centro novo, original e atualizado dentro da paisagem cultural da cidade.