-
Arquitetos: Huella Estudio, NBBO Arquitectos
- Área: 56 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alejandro Peral
-
Fabricantes: ABEL BAR, AutoDesk, GENERANDO DISEÑO, HUELLA OBJETOS, Huup iluminación, JCABRERA AMOBLAMIENTOS, PERAL WORKS
Descrição enviada pela equipe de projeto. No bairro portenho de Palermo, Cidade Autônoma de Buenos Aires, existe um complexo de estúdios profissionais onde foram projetados dois espaços de trabalho com usos completamente diferentes compartilhando um único ambiente. Uma oficina de cerâmica (Huella Estudio) e um estúdio de arquitetura (NBBO Arquitetos) convivem diariamente em um único loft.
Uma divisória de ferro e vidro, acompanhada por um móvel de madeira, divide a espaço em dois. A serralheria contém um vidro canelado que permite a entrada de luz natural, mas protege as vistas diretas. Um móvel de madeira, que funciona como um fole entre os dois espaços, contém espaços de armazenamento, elementos de cozinha e objetos que são usados em comum. A divisão central foi projetada com uma altura baixa para reforçar a ideia de elemento divisor comum. O seu formato permite-nos continuar a partilhar o espaço, luz natural e ao mesmo tempo preservar a ventilação cruzada que é gerada entre ambas as janelas, atenuando assim o calor no verão.
A oficina de cerâmica apresenta uma materialidade mais rústica com madeira e o estúdio de arquitetura um design mais puro em branco. Apesar de serem diferentes, convivem muito bem sem afetar uns aos outros. O ateliê de cerâmica é dividido internamente por uma grande cortina que separa o showroom do espaço da oficina. A função destas cortinas é poder dar privacidade ao espaço de trabalho, que costuma ser muito mais dinâmico e sujo do que o setor showroom. Este último deve manter uma apresentação mais formal para clientes.