-
Arquitetos: Susi Leeton Architects & Interior
- Área: 962 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Felix Mooneeram, Nicole England
-
Fabricantes: Bellevue Imports, D+C Design, Daniel Barbera, Don Currie Carpets, Earp Brothers, Euroluce, Hub Furniture, James Richardson Corp., Lacanche, Lights n’ Tracks, Loom Rugs, Manon Bis, Mary Noall, Pitella, Poliform, ROYAL OAK FLOORS, Signorino
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso objetivo para esta casa era criar uma moradia familiar discreta, porém robusta, situada em um belo jardim. O requerimento exigia uma casa com 5 quartos e várias áreas familiares que maximizassem a longa lateral norte levando a uma bela piscina. Nossa abordagem, tanto interna quanto externamente, foi criar um diálogo de volumes curvos e detalhes delicados como pano de fundo para uma vida familiar agitada. São formas esculturais suaves que se sobrepõem e se cruzam criando áreas funcionais. A luz natural e os materiais foram selecionados para criar um contraste entre claro e escuro. Os acabamentos foram deliberadamente refinados. A textura é a protagonista. Calcário natural, piso de carvalho, paredes de gesso polido e cortinas de linho compõem a paleta discreta.
As paredes de concreto polido criam um efeito cintilante em todos os espaços. Os móveis foram selecionados por seu senso de design e conforto. As belas cadeiras de vime voltadas para a piscina, uma iguaria junto com a mesa de bronze de três pés, acrescentam delicadeza às paredes externas deliberadamente grossas e sólidas. Os jardins e o caminho em direção a ele se tornaram os elementos mais importantes no projeto. O interior tornou-se exterior. Arcos com estrutura de eucalipto proporcionam sombra a todas as janelas ao norte, delimitando o espaço entre a piscina e, o mais importante, gerando uma sensação pitoresca enfatizada pelos vinhedos que começam a crescer acima.
O design de interiores é deliberadamente sutil e refinado, onde a textura e a luz suave são as principais qualidades. Nosso objetivo era criar uma resposta escultural em um belo jardim, com isso, o interior tornou-se exterior. Acabamentos e formas se fundem gerando um pano de fundo para a vida. Ao analisar a tipologia da vida doméstica e das áreas familiares, pretendemos criar um fluxo de espaço que favorecesse a harmonia, aproximando a família. Os espaços de estar situam-se no térreo e estão voltados aos jardins e terraços; Os quartos e a sala de estar das crianças estão no primeiro andar e se abrem para varandas e sacadas, oferecendo vistas marcantes. Espaços amplos e janelas inundam os ambientes com luz abundante. Esta casa desafia noções conflitantes de modéstia e luxo de uma maneira discreta. Para isso, a suavidade foi fundamental.
As paredes de “marmorino” criam um efeito cintilante em todos os espaços. Nosso objetivo era refletir uma casa discreta por trás da grande e convidativa entrada. Inspiramo-nos na escultura de Brancusi e no suave acabamento em pó da sua obra em mármore. As paredes delicadas facilitam o movimento por toda a casa, com isso, a textura tornou-se mais importante enquanto os materiais são refinados e sutis. Refletir a generosidade e gentileza do espaço era a nossa maior aspiração.