-
Arquitetos: Archeground
- Área: 785 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maruf Raihan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O foco principal foi projetar uma escola que fizesse as crianças da comunidade se sentirem em casa, inspirando-as no aprendizado. Tendo isso em mente, uma escola alegre e vibrante é projetada com espaços externos, semi-externos e internos feitos para brincar. Isso reflete a organização espacial das edificações tradicionais de Bangladesh.
Inspirada em uma edificação rural tradicional, nenhum elemento foi inventado. As crianças da aldeia estão familiarizadas com as casas Do-chala de um andar com um pátio central (uthan). Levando isso em conta, e respeitando a organização do espaço, foi projetado um pátio no centro do volume, com salas de aula semi-exteriores, salas de escritório e espaços de serviço dispostos no térreo. Dessa forma, as salas de aula estão localizadas no primeiro andar e uma escadaria reta e acolhedora as conecta com o solo. O primeiro andar foi concebido como um térreo elevado.
Seguindo o modelo das edificações tradicionais da região, estruturas em gesso personalizado foram usadas nas paredes, com cimento pigmentado para fazer o acabamento e, posteriormente, uma camada de isolamento para proteção contra intempéries. Cores vibrantes são introduzidas nas fachadas. Estas cores são interpretadas a partir dos tons verdes da paisagem. A tela perfurada nas paredes é inspirada na tradicional tela de bambu. Pisos com acabamento de concreto pigmentado, telas perfuradas e tetos de bambu são construídos usando materiais locais para reduzir o custo.
As salas de aula estão localizadas na orientação norte-sul para que recebam ventilação cruzada. Isso garante um ambiente confortável, mesmo durante o calor escaldante do verão. O telhado e a tela perfurada do volume são projetados de maneira tradicional para garantir a abundância de iluminação natural e ventilação.
Detalhes de Materiais e Construção
Tecnologia do Projeto:
- Fundação: base individual
- Estrutura: pilar e viga.
- Telhado: treliça de metal é usada como estrutura de cobertura.
Materiais
- Espaço: o espaço funcional é dividido por paredes de tijolos e telas perfuradas.
- Acabamentos: as paredes são feitas de estrutura em madeira e metal. Cimento queimado é usado como acabamento de piso. O teto é feito com painéis artesanais de bambu tradicional e moldura de madeira.
Características Especiais
- Terra como acabamento para as paredes do volume.
- Painel metálico colorido com moldura de madeira e tela metálica perfurada para a fachada.
- Pigmento personalizado para fazer os pisos e paredes texturizados.
- Nenhum vidro é usado neste projeto.
- O espaço interno do pátio cria conectividade entre o pátio frontal e posterior.
- Esta escola funciona como um centro de aprendizagem para as crianças. A sua expressão formal tradicional e a organização do espaço as ajudam a desenvolver um sentimento de pertencimento em relação ao ambiente.