Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surgiu de um concurso de ideias organizado pela Prefeitura de Zumaia com a intenção de melhorar o acesso ao bairro de San José. Este bairro, localizado ao lado da cidade velha, caracteriza-se pelas ruas estreitas e encostas íngremes, e também carece de espaços públicos. O concurso propõe buscar uma solução para a acessibilidade do bairro através de um elevador urbano que, utilizando o núcleo da torre existente de um edifício residencial, conecta até 5 pavimentos diferentes e, ao mesmo tempo, aproveita os novos fluxos de circulação para reconfigurar o espaço público ao seu redor.
Duas passarelas foram projetadas para este fim. A superior, com pouco mais de 28 metros de comprimento, conecta o elevador com as proximidades da residência San Juan. Para garantir a acessibilidade ao centro para idosos, esta é ampliado com mais uma seção de cerca de 27 metros de comprimento, que percorre a encosta e possui 4 metros de largura, servindo como uma área de lazer e zona de descanso. Na área inferior há outra passarela menor, ao redor da qual é criada uma praça que serve como um pequeno pulmão para a vizinhança, além de abrigar vagas de estacionamento cobertas sob ela. Tendo em mente a magnitude da intervenção, a implantação geométrica da proposta é cuidadosamente considerada visando minimizar o impacto. Para este fim, na área inferior, as lajes são duplicadas, configurando uma praça de dois pavimentos, afastada das casas para garantir uma melhor insolação.
No caso da passarela superior, a peça de maior impacto, foi definido um sistema estrutural que permite que a luz atravesse da forma mais leve possível. Sua geometria irregular também contribui para reduzir seu impacto e, além disso, permite que novos visuais sejam gerados. Mais uma vez, esta passarela não procura exclusivamente conectar dois pontos, mas com sua seção variável, mais larga na seção central, pretende olhar para fora sobre os telhados das habitações, surgindo como um mirante para o centro urbano e para o mar. Quanto aos acabamentos, foi utilizada uma paleta reduzida de materiais que, além disso, estão intimamente ligados à função que desempenham. Assim, predomina o uso de concreto — na área inferior e em contato com o solo —, aço — nas passarelas e ferragens — e madeira — como material de revestimento e meio de mediação com o usuário.