-
Arquitetos: Estudio 1415
- Área: 315 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Leonardo Méndez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no distrito de Cambyretá, sul do Paraguai, a casa está localizada em um terreno irregular dentro de uma área urbana predominantemente residencial.
Os habitantes, um casal com um filho em busca de uma casa prática e funcional possivelmente distribuída por 2 pisos (térreo e piso superior) com um programa regular; área social integrada, área íntima com 3 quartos e os serviços correspondentes.
As dimensões do lote, superiores em dimensão às convencionais, permitiram refletir sobre o desenvolvimento da casa num só piso, ligando os diferentes espaços ao quintal e permitindo uma interação que transcende o visual, integrando plenamente o interior com o exterior.
O projeto estrutura-se longitudinalmente em relação ao terreno, com os ambientes principais voltados ao norte, o que permite, através das galerias, regular a incidência solar, contribuindo para o conforto térmico no interior, somado a isso, a capacidade de gerar ventilação natural cruzando os dois pátios.
A casa está dividida em dois grandes blocos nos quais os espaços sociais se resolvem em frente ao lote, reforçando a ligação com o espaço público. A área da churrasqueira de dimensões modestas tem capacidade para integrar a garagem e o setor de deck externo, formando um macro espaço para eventos pontuais de maior magnitude. O setor íntimo está localizado na parte traseira do terreno, o que permite gerar isolamento acústico em relação à frente e à rua, alcançando maior conforto psicológico.
As coberturas metálicas são invertidas em direção ao centro da casa permitindo a entrada de iluminação natural de cima. A calha de concreto recebe a água da chuva e a distribui para diferentes registros, acumulando-a em um reservatório inferior que permite seu reaproveitamento nas atividades de manutenção e limpeza.
As paredes dos contêineres da casa são compostas por uma alvenaria de tijolo de corda comum, um núcleo de poliestireno expandido e um forro do mesmo tijolo, proporcionando maior inércia térmica no interior e reduzindo a manutenção no exterior. As galerias fazem parte de uma estrutura de concreto visível que, por sua vez, liga toda a casa e incorpora a calha. A madeira é utilizada como cercamento nas entradas principais e como elemento para regular a entrada de luz nos quartos.