-
Arquitetos: Etsi Architects
- Área: 250 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Julia Klimi, Panagiotis Voumvakis
-
Fabricantes: Bosch, Epiplo Deco, Fermob, Fisher & Paykel, Geberit, Hatria, Ikea, KAFKAS, Kartell, Kastri, Kerasan, Lafuma mobilier, Media Strom, Menu, Neve Rubinetterie, New plan, Nordlux, Secco Sistemi, Slide, Superinox, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ficamos impressionados com a convicção inabalável de nossos clientes quando imaginaram o Teloneio como sua segunda casa. Eles reconheceram o potencial de restauração instantaneamente, ao mesmo tempo em que se viam como guardiões de um importante monumento histórico.
Após a desconfiança dos moradores sobre a restauração privada do marco de Kardamyli e um longo processo de aprovação, colaboramos com uma equipe de especialistas ao longo de oito anos para trazer o Teloneio de volta à vida e dar-lhe um novo propósito.
O encargo. Nossa tarefa era transformar uma edificação histórica tombada em uma casa moderna, respeitando ao mesmo tempo seu lugar na paisagem, história e comunidade.
A sua localização no porto de Kardamyli desde o século XVIII torna o Teloneio um ponto focal para a área e queríamos homenageá-lo. Depois de ser brevemente ressuscitado como um hotel na década de 1960, ele foi parcialmente "enterrado" em concreto e caiu em ruínas, dando-nos a oportunidade perfeita de reimaginá-lo como um lar, preservando-o para o futuro.
O desafio. Pela sua função de alfândega fortificada, o Teloneio foi originalmente concebido para proteção, com armazenamento de mercadorias no nível inferior e espaço de quartel defensivo acima. Precisávamos abrir e conectar espaços em ambos os andares e volumes, adicionando recursos para fazer com que parecesse um lar. Com isso, nosso desafio centrou-se em três áreas principais:
Restauração. Revelamos o impressionante trabalho em pedra do século XVIII, transformando volumes pequenos e atarracados em altos e esbeltos por meio de escavações cuidadosas do concreto ao redor. Em seguida, restauramos ao envoltório de acordo com a arquitetura fortificada original de Mani. Também restauramos os telhados e adicionamos janelas nos andares inferiores para trazer luz e ventilação, tornando-os habitáveis.
Espaço conectado. Queríamos que nossos clientes pudessem se mover livremente dentro e entre os espaços. Embora os dois volumes fossem atraentemente compensados por um pátio protegido entre eles, todos os ambientes possuíam acessos separados desde o exterior. Dessa forma, conectamos os espaços dentro de cada volume, adicionamos uma escada com um corte arrojado da abóbada principal, criamos acesso ao exterior no lado sul e ligamos as duas edificações.
Materiais. Nós nos vemos como ‘regressistas progressistas’ e o Teloneio como um exemplo do que pode ser alcançado quando especialistas colaboram em uma edificação regenerativa. Utilizamos materiais locais, incluindo pisos de mármore da pedreira de Itilo, móveis de madeira de oliveira e seixos locais para o mosaico da entrada, empregando técnicas tradicionais de construção e reparo.
A solução do projeto. Alcançamos o que nos propusemos: uma restauração histórica de última geração e uma segunda residência elegante que maximiza a vista para o mar, com fluxo entre os espaços internos e externos. Quatro quartos, um escritório e três banheiros em dois volumes, além de uma cozinha/jantar/sala de estar em planta aberta foram criados para uma família moderna desfrutar.
O projeto também transformou a comunidade local, superando as reservas de restaurar um marco amado, tornando-se uma atração para os visitantes. Foi além do que nós e nossos clientes esperávamos.