-
Arquitetos: Architectural Bureau G.Natkevicius & Partners
- Área: 1182 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lukas Mykolaitis
Descrição enviada pela equipe de projeto. A equipe de arquitetos do G.Natkevicius & Partners foi encarregada a converter o edifício tombado de um quartel histórico no distrito de Žemieji Šančiai, para desenvolver um placemaking criativo, trazendo vitalidade a um antigo distrito militar. Construído em um ambiente histórico, o prédio da escola Rainha Martha se tornou parte da transformação do quartel abandonado em uma área de uso misto, composta por sete edifícios residenciais, dois comerciais, uma escola e um jardim de infância.
O Projeto 2017 foi vencedor do concurso "Para o Desenvolvimento Sustentável" e do concurso organizado pela Associação de Desenvolvimento Imobiliário da Lituânia em 2021, este complexo de quartéis foi selecionado como o melhor projeto imobiliário.
O escritório G. Natkevicius & Partners implementou o renascimento do quartel de Šančiai não apenas preservando os detalhes arquitetônicos autênticos e os elementos característicos da arquitetura czarista: os tijolos como foram empregados, a ornamentação dos peitoris, os arcos, o pé direto alto e as grandes janelas. Porém, como é típico deste escritório vanguardista, inovações foram incorporadas na construção, permitindo que os edifícios históricos funcionem conforme as necessidades atuais.
A escola é um antigo edifício histórico de armazenamento de um andar que foi ampliado após a reforma, acomodando um segundo andar. Os novos elementos são compostos enfatizando a arquitetura do edifício existente, destacando-o como uma união de dois períodos históricos diferentes. O novo volume do telhado, plano e com amplas aberturas, é coberto com aço corten (chapa metálica enferrujada). Os elementos arquitetônicos do primeiro andar e as coberturas dos frontões também foram revestidos com corten.
Para revitalizar os edifícios da cidade militar, era necessário mudar a atmosfera militarista deprimente predominante a qual os edifícios remetiam. Ao enfatizar e preservar a alvenaria de tijolo vermelho, que se tornou parte tanto do exterior quanto do interior, um clima histórico foi criado no edifício.
A utilização dos princípios da arquitetura contemporânea para fins educativos das crianças enfatizou o ambiente histórico e fortaleceu sua relevância. O novo ambiente preserva a oportunidade de ver tanto a arquitetura antiga quanto a nova. Desta forma, a arquitetura, mantendo a harmonia entre a história do edifício e o espaço contemporâneo que atende às necessidades das crianças, não só se adapta diretamente à função de uma instituição de ensino, mas também se torna uma ferramenta educacional para a geração mais jovem.
A expressão arquitetônica e a escala do edifício escolar projetado preservam os princípios da formação arquitetônica e urbana primária da cidade militar de Kaunas. As fachadas foram reconstruídas, pois o ritmo criado pelas pequenas aberturas foi destruído quando o edifício foi transformado em um armazém de máquinas pesadas durante a era soviética.
A planta do edifício é de forma retangular, com aberturas de janelas simétricas e extensões mais estreitas nas extremidades. Ao enfatizar a espessura e aberturas das paredes externas existentes, as novas paredes são construídas inserindo-as no interior do edifício, formando assim o espaço interno e a possibilidade de instalar aberturas modernas para ass novas instalações.
Salas de aula, laboratórios escolares, pequenos salões e instalações domésticas são projetados no primeiro e segundo andares. Um corredor é formado ao longo do meio do segundo andar do edifício, e as salas de aula estão dispostas ao lado das janelas externas. Mantendo o princípio de uma antiga vila militar, foi formado um espaço de lazer infantil em frente ao edifício.