-
Arquitetos: Porus Arquitetura Contemporanea
- Área: 1149 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Marmoraria Pedreira, Tijolandia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu da adequação entre os anseios do cliente aos impeditivos que encontramos no local de implantação de projeto.
Em um terreno arborizado no bairro do Campo Belo São Paulo, precisávamos implantar um condomínio horizontal, com 11 casas de 2 e 3 suítes, e garagem no susbsolo, criando uma linguagem autoral e marcante na região.
O lote de 700m², localizado em uma nobre esquina do bairro, possuía árvores com mais de 70 anos, que deveriam ser preservadas, além de respeitar os recuos exigidos pela legislação, que restringem a implantação a uma determinada mancha reduzida.
Num verdadeiro jogo de quebra-cabeças, conseguimos dispor as casas solicitadas, garantindo a todas um quintal totalmente integrado com seus térreos, como uma ampliação de suas áreas privativas. Nas duas casas de esquina, esses jardins ficam ainda maiores, tomando a forma de “L”.
O pavimento térreo é composto pela circulação de pedestres, integrando a entrada das casas com a portaria principal e as escadas de acesso ao subsolo, que acomoda 2 vagas por unidade e depósito privativo.
Para evitar qualquer sensação de compartimentação, verticalização e desproporção com a escala humana, optamos por criar uma fachada única, evitando a marcação rítmica das unidades geminadas e, por deixar as paredes externas das casas do térreo num tom mais escuro. Uma janela em fita a separa do volume do 1º andar + solarium, ambos na cor branca. A aplicação de tijolinho à vista foi adotada no intuito de aquecer a cartela de cores.
Este “boulevard” recebeu tratamento paisagístico com vasos e árvores frutíferas, bancos em tora e piso em caco de pedra são tomé branca, fazendo um convite ao uso para os moradores e ampliando a convivência.
A integração do espaço interno das casas com o externo é feito através de grandes portas de correr que proporcionam amplitude, e fazem com que a sala se aproprie de sua área externa o tempo todo, obtendo luz natural, ar fresco, e uma deliciosa vista de seu jardim privativo. Todas as unidades também contam com um Solarium, onde cada proprietário poderá criar sua área de estar, tendo seu pequeno “oásis” privativo, resultando em casas com 3 andares.
Na fachada frontal do condomínio o portão em chapa metálica e ripado, torna-se um elemento único para acomodar os acessos de pedestres e veículos e abrigos de medidores de concessionárias, e se destaca no muro rústico de chapisco e futuras com unhas de gato plantadas nos canteiros da calçada.
A escala do projeto surpreende a vizinhança, acostumada com a grande verticalização das novas construções do bairro, e cria uma paisagem agradável, que contribui para cidade e o meio ambiente.