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Arquitetos: G+ architectes - Paul Gresham - Michael Neri
- Área: 2370 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Nicolas Borel
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Fabricantes: Binderholz, VM Z
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo escolar está situado na pequena vila de Viessoix, nas colinas da região da Normandia, no oeste da França. O novo projeto pretendia substituir e combinar em uma única entidade as escolas obsoletas das aldeias vizinhas.
Uma casa de pedra lavrada existente no local, datada do século XIX, deveria ser recuperada e transformada numa pequena biblioteca escolar. Essa restrição programática inicial ajudou a moldar tanto as formas modestas quanto a materialidade das novas escolas de educação infantil e fundamental. Foram, junto com a biblioteca, concebidas como uma “família” de volumes complementares. O edifício da biblioteca remodelado é revestido com um telhado de zinco de costura vertical, e as suas paredes de granito existentes são restauradas; os dois novos volumes da escola são revestidos por um sistema de vigas de madeira verticais e painéis de madeira maciça para as fachadas e zinco de costura vertical para as coberturas e empenas.
Estes três edifícios organizam-se ao longo de uma via ajardinada de pedestres, que atravessa o terreno estreito e alongado de norte a sul, ligando a Câmara Municipal numa extremidade do terreno à rampa de acesso à escola na outra. Esta espinha dorsal verde é plantada com árvores floridas, arbustos, flores silvestres e grama, que vão, com o tempo, conectar e unificar os volumes construídos e os espaços abertos exteriores.
O jardim de infância é um volume de um andar contendo quatro salas de aula (para crianças de 3 a 6 anos), cada uma com uma grande janela paralela ao eixo verde a leste. Um amplo corredor central interno, iluminado pela luz natural proveniente de aberturas zenitais, liga as salas de aula a uma área de lazer interna, hall e sala de descanso, além de um amplo espaço de lazer externo protegido com vista para as colinas da paisagem rural a oeste.
A escola primária, a “irmã mais velha” da família, é uma estrutura de dois andares composta por sete salas de aula (para crianças até 12 anos) no nível superior, que são empilhadas sobre uma cozinha e um grande espaço de refeitório com 120 lugares e escritórios administrativos no térreo. Tal como no jardim de infância, os espaços interiores têm revestimento acústico perfurado de alta absorção nos tetos, com pavimento em linóleo acústico de alta densidade. Uma área de lazer coberta ao longo da fachada sul ao nível do solo contígua a um grande parque infantil fechado ao ar livre.
O constrangimento de um orçamento extremamente limitado imposto pelo cliente de 1 600€/m2 orientou a nossa equipa de projeto para a escolha de volumes de construção simplificados, sistemas construtivos híbridos alvenaria-concreto-madeira e a escolha de estruturas humildes e de fácil manutenção acabamentos exteriores e interiores. Com relação às questões ambientais e de sustentabilidade, o cliente, em colaboração com a equipe de projeto, estabeleceu uma série de objetivos de referência. Com o objetivo de maximizar o reaproveitamento do “já existente”, o mobiliário das salas de aula das escolas existentes com previsão de fechamento foi reaproveitado nas salas de jardim de infância e ensino fundamental, bem como no refeitório.
Outro objetivo foi a construção de um edifício equivalente de baixo consumo de energia sem certificação. Outros objetivos incluíam a reutilização de material escavado, uso de "materiais ecológicos", otimização de custos operacionais e um canteiro de obras “virtuoso”. Para nós, este projeto foi concebido como uma arquitetura simples, modesta e frugal, limitada no artifício e no gesto formal, capaz de trazer uma nova escala e identidade ao seu local e ao seu território envolvente.