-
Arquitetos: Arhitektuuribüroo Eek & Mutso
- Área: 80 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Toomas Tuul
-
Fabricantes: Balti Plaadikaubandus, Emotionwalls, Hansacom, Pinska, Prokliima, Raidkivi, Silman
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de veraneio em Vääna-Jõesuu, a 35 km de Tallinn, segue o arquétipo de uma casa: uma tenda ou um telhado íngreme no meio da natureza. A forma minimalista semelhante a uma tenda que era frequentemente usada na arquitetura de chalés nesta região na década de 1970 foi adicionada a elementos cinéticos transformando o volume simples em uma casa de verão contemporânea, leve e arejada. Quando não utilizada, a casa sem moradores permanentes permanece fechada e despercebida.
A fachada de madeira recebe um acabamento yakisugi (madeira carbonizada), os alçados laterais do edifício têm uma textura marcada de carvão, enquanto a camada carbonizada nas superfícies inclinadas foi parcialmente lavada, ficando mais clara. Desta forma, a casa se confunde com os troncos dos pinheiros a sua volta. Quando os moradores chegam, as abas laterais se erguem como asas revelando uma grande parede de vidro na fachada principal que leva a uma área de estar em tons claros. A aba principal aberta formará um telhado sobre o terraço em frente à sala de estar. A parede de vidro abaixo dela se abre apenas pela metade, permitindo que o terraço e o interior formem um espaço integrado.
Quando aberto, o telhado protege da chuva e do sol e, quando fechado, forma um espaço prático de armazenamento do mobiliário de jardim, além de garantir a segurança da casa. A aba traseira da casa revela uma pequena oficina que também se transforma em um espaçoso espaço ao ar livre com telhado. Uma janela oval restaurada entre a oficina e a sala de estar é recuperada de uma obra Art Nouveau em Tallinn, projetada pelo arquiteto finlandês Armas Lindgren.
São vários os detalhes feitos de materiais reciclados: as janelas laterais, os rodapés de aço corten e boa parte dos móveis. O velho contrabaixo tornou-se agora uma prateleira. A casa de verão, sutil a sua maneira, tem seus caprichos: é uma boa ideia manter os dedos longe das superfícies, pois tanto o acabamento yakisugi quanto o aço corten podem manchar. Há pequenas surpresas também no design de interiores com referências à natureza local e tradições antigas, deixando espaço suficiente também para o design contemporâneo e obras de arte de amigos.
A casa fica em uma laje radier e o restante da construção é de madeira. Os acabamentos, tanto do espaço interior quanto exterior, são também feitos de madeira enquanto a construção das abas é de aço, garantindo a rigidez dos elementos móveis e a estabilidade da casa.