-
Arquitetos: Room11 Architects
- Ano: 2021
-
Fotografias:Adam Gibson
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como o nome indica, a casa é uma celebração de um clima particular, do dilúvio glorioso de chuvas, que um dos lugares mais limpos do planeta pode estar sujeito.
O local está sujeito ao dobro de chuvas que a cidade de Hobart, a apenas sete minutos de distância. Assim como na primeira casa do escritório Room11 em Fern Tree, a altamente premiada Pequena grande casa, o ponto de partida conceitual da Casa Cortina de Chuva começa com uma avaliação franca dos desafios climáticos que o local apresenta, inserido em uma Classificação de Zona de Chamas, clima frio, alta população de animais nativos, clima nublado e claustrofóbico, mas belas condições atmosféricas no inverno e rajadas de vento forte.
O contexto imediato do local é suburbano e não atendia a expectativa do cliente de um santuário nas montanhas. Entretanto, a experiência de dentro do pátio é de um santuário privado e aberto, com a luz entrando sobre as faces do belo Monte Wellington. Uma conexão transcendente que os usuários são lembrados cada vez que vivem os rituais mundanos de habitar o lar. À medida que o pátio se torna o catalisador do projeto, é também um lugar onde os moradores podem encontrar consolo e um espaço onde o exterior e o interior coexistem em harmonia.
Os arquitetos confrontaram um cliente altamente educado e instruído com expectativas de desempenho que apresentavam desafios significativos para um orçamento de projeto padrão. Felizmente, tanto seu estilo de vida quanto suas expectativas atenderam perfeitamente à interpretação do diretor Thomas Bailey de como viver bem neste local em particular. O desempenho do edifício sob condições extremas, níveis de conforto e dados brutos fornecidos pelo cliente é uma prova desta conquista.
Como em todos os projetos do Room11, este edifício compila um multifacetado e complexo resumo com uma franqueza hábil e simplicidade que confunde a complexidade do problema colocado aos arquitetos. Com as qualidades experienciais de dentro e uma relação com o maior relevo, o volume é também um expoente exemplar de um edifício residencial de alto desempenho. Com aquecimento hidrônico, construção com painéis de concreto sanduíche totalmente isolados, tecnologia de mitigação de incêndio e sistema de vidro duplo de dupla camada de vidro sob medida, projetado pelo Room11.